Buscar

oque e peso morto?

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

Peso-morto é um termo muito utilizado em economia para designar perdas de eficiência nos mercados, que ocorrem quando determinado equilíbrio não é ótimo de Pareto. Um exemplo muito utilizado é mostrado quando consumidores não estão comprando um bem, mesmo sendo o benefício marginal maior do que o custo marginal em concorrência perfeita. 


Algumas causas de peso-morto são preços impostos por monopólios, presença de externalidades, tarifas alfandegárias, subsídios, regulamentações, ou seja, fatores que levam a alocações ineficientes de recursos. No caso de intervenção do governo com o uso de métodos protecionistas, o peso-morto é também chamado de distorção do sub-produto. 


O peso-morto pode ser medido pela perda nos excedente apropriados pelos agentes econômicos.


Ou seja, o peso morto representa perdas de eficiência nos mercados, é medido pela perda nos excedentes apropriados pelos agentes econômicos.


Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Peso-morto

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais