Buscar

Preciso de ajuda!

Em um mol de água, encontramos: A. ( ) 6,02.10²³ átomos B. ( ) Uma molécula de água C. ( ) 6.02.10²³g de água D. ( ) 6,02.10²³ moléculas E. ( ) Todas são corretas

💡 1 Resposta

User badge image

YODA Mestre

Assim como uma dúzia significa 12 unidades, ou dezena representa 10 unidades, um Mol significa significa a quantidade de 6,02.10^23 unidades de qualquer coisa, sendo que normalmente é usado para a quantificação de coisas muito pequenas, como átomos ou moléculas.

Dessa maneira 1 mol de água significa a quantidade de 6,02.10^23 de moléculas de água. Letra "D"

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para resolver este problema, devemos colocar em prática nossos conhecimento sobre Química, em especial sobre o número de Avogadro.

A constante de Avogadro foi assim denominada em homenagem ao físico e químico italiano, Amadeo Avogrado, que viveu entre os séculos XVII e XIX. O estudioso realizou intensos estudos sobre gases e suas combinações até concluir que "volumes iguais, de gases diferentes e à mesma temperatura e pressão, possuem o mesmo número de moléculas.". Tal conclusão ficou conhecida como Lei de Avogadro.

Porém, apesar da descoberta, Avogadro não conhecia o valor exato do número de moléculas de uma massa gasosa. Somente no ínicio do século XX, que o físico e químico Jean Baptiste Perrin determinou que o número de Avogadro era de \(6,02\cdot10^{23} \text{ } \dfrac{\text{moléculas}}{\text{mol}}\).

Assim, em um mol de água teremos \(2\times 6,02\cdot10^{23}\) moléculas de \(\text H\) e \(6,02\cdot10^{23} \) moléculas de \(\text O\), isto é, \(6,02\cdot10^{23} \) moléculas de água (\(\text{H} _2 \text O\)).

Além disso, sabe-se que um mol de água possui \(18\text{ g}\)

Portanto, está correta a alternativa D) "\(6,02\cdot10^{23} \) moléculas".

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais