Buscar

O que significa dizer que, no controle de constitucionalidade pela via difusa, a lei é um prejudicial de mérito?

Controle de Constitucionalidade 

💡 2 Respostas

User badge image

Victor Ronaldo

É que diante do caso concreto, não será analisada a causa de pedir, porém a causa prejudicial de mérito, por exemplo, ocorreu no Brasil o caso de 6 bacharéis em direito que consideraram inconstitucional a Lei que obriga a submissão prévia ao exame da Ordem dos Advogados do Brasil( OAB) para poder exercer a advocacia, porém o que estavam pedindo não era na verdade que analisasse porque era constitucional, porém o que a tornava inconstitucional e consequentemente impedia que o discente após cinco anos de curso de direito, ainda ter que se submeter ao exame da ordem e ser aprovado, para poder exercer legalmente a advocacia. É a denominada delcaração de inconstitucional incindenter tantum, ou seja, será analisada a questão prejudicial ao mérito. Nesse caso , o pedido principal dos bacharéis , não era a declaração de inconstitucionalidade da Lei 8906/1994 ( Estatuto da OAB) que determina que tem que submeter ao exame da ordem e ser aprovado para exercício da advocacia, porém que fosse permitido o exercíco da advocacia sem fazer OAB.

Um dos bacharéis concluiu o curso na ULBRA- Universidade Luterana do Brasil, e ingressou com uma ação, utilizando-se como fundamentação: Princípio da Igualdade, todos são iguais perante a lei, sem haver distinção de cor, raça. Então se o indivíduo termina medicina, não precisa fazer exame algum para obtenção do CRM, porque o que termina o curso de direito tem que se submeter? Utilizou também, o art. V, XIII CF/1988, é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer. O Supremo Tribunal Federal julgou a ação e deliberou pela constitucionalidade do exame da OAB, entendendo que as faculdades de direito, não formam advogados, porém bachareis, que advogar é uma profissão diferenciadora. 

 

Bons estudos!

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais