Buscar

qual a visão de aristoteles sobre o mundo

Respostas

User badge image

Evani Vani

Dizia que eram os homens que formulavam os conceitos a respeito das coisas para poder reconhece-las.

0
Dislike0
User badge image

Audrey Marinho

Para Aristóteles, o “nada” não existe, então, não existia a ideia de vácuo. Isso significa que, em todo o universo, não havia nenhum espaço que não tivesse algum tipo de matéria. Da mesma forma, Aristóteles afirmava que não poderia existir alguma extensão de matéria infinita, portanto, o universo só poderia ser finito. E no centro dele, estaria a Terra.


Tudo neste universo tinha o seu devido lugar, de acordo com a natureza de cada coisa. Assim, o elemento Terra, sendo o mais pesado, ficava no centro de tudo. Logo em seguida, a Água, formando uma esfera concêntrica, ao redor da Terra. Em seguida, ao redor destas, se encontravam as esferas do Ar e do Fogo (se você perguntasse ao filósofo por que uma pedra cai quando você a solta, provavelmente ele responderia que a pedra é formada por Terra, e o elemento Terra tende a voltar para onde ele pertence: o “centro do Universo”... já o fogo tende a subir, mesmo que você vire o palito de fósforo de ponta-cabeça...).

Embora Aristóteles não seja materialista, sua explicação do mundo é mundana, está no próprio mundo. Finalmente, para o filósofo, a essência de qualquer objeto é a sua função. Diz ele que, se o olho tivesse uma alma, esta seria o olhar; se um machado tivesse uma alma, esta seria o cortar. Entendendo isso, entendemos as coisas.

No campo da ética, segundo Aristóteles, todos nós queremos ser felizes no sentido mais pleno dessa palavra. Para obter a felicidade, devemos desenvolver e exercer nossas capacidades no interior do convívio social.

Para Aristóteles, é a ética que conduz à política. Segundo o filósofo, governar é permitir aos cidadãos viver a vida plena e feliz eticamente alcançada. O Estado, portanto, deve tornar possível o desenvolvimento e a felicidade do indivíduo. Por fim, o indivíduo só pode ser feliz em sociedade, pois o homem é, mais do que um ser social, um animal político - ou seja, que precisa estabelecer relações com outros homens.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando