Buscar

Que segundo mensageiro geralmente aumenta o cálcio intracelular na cascata de transdução de sinal de receptor acoplado à proteína G?

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

Receptores acoplados a proteína G (RAPG) compõem um sistema modular que permite a transmissão de uma variedade de sinais no organismo, a comunicação entre células, certas vezes distantes entre si, só é possível devido a existência desse sistema modular.


A proteína G é formada por três subunidades a saber: alfa, beta e gama. O RAPG apresenta duas conformações: ativa e inativa. Cada receptor apresenta alta afinidade a uma serie de ligantes específicos, estes ligantes atuam na região extracelular, ativando (ou não) a proteína G dentro da célula. Outro detalhe que não se deve esquecer é que a subunidade alfa está ligada a uma molécula de GDP.


Na presença de um agonista ocorre uma modificação estrutural que permite a troca da molécula de GDP por GTP, com isso a subunidade alfa-GTP se separa das demais (beta e gama). A subunidade alfa-GTP atuará por sua vez no sistema efetor. A proteína G pode provocar ativação ou inativação do sistema efetor, proteínas Gs atuam como ativadoras de sistema efetores enzimáticos, enquanto que proteínas Gi costumam inibir o sistema efetor. Proteínas Go atuam sobre canais iônicos e as Gp tem como alvo as fosfolipases.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais