Buscar

Diferenciar período embrionário de período fetal.

💡 2 Respostas

User badge image

Roberta Gonçalves

Desenvolvimento Embrionário – dura cerca de 8 semanas, ao fim das quais todos os orgãos estão já totalmente esboçados.

 

Desenvolvimento Fetal – ocorre desde a 8ª semana até ao nascimento, correspondendo a um aumento da complexidade e da maturação dos órgãos e ao crescimento do individuo. Durante o período fetal ocorre também uma evolução de comportamento de feto à medida que o sistema nervoso se desenvolve. Ao fim das 40 semanas, o feto está totalmente formado e preparado para o nascimento.

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Em humanos, o estágio fetal do desenvolvimento pré-natal começa no início da 11ª semana em idade gestacional, que é a nona semana após a fertilização. Como os precursores de todos os principais órgãos são criados por essa época, o período fetal é descrito tanto por órgão quanto por uma lista de mudanças por semanas de idade gestacional. Todas as principais estruturas já estão formadas no feto, mas elas continuam a crescer e se desenvolver. Portanto, o feto não é tão sensível a danos decorrentes de exposições ambientais como o embrião, embora exposições tóxicas freqüentemente causem anormalidades fisiológicas, retardo de crescimento ou malformações congênitas menores.


No início do estágio fetal, o feto tem tipicamente cerca de 30 milímetros de comprimento, da coroa à garupa e pesa cerca de oito gramas. A cabeça é quase metade do tamanho do feto. O coração de quatro câmaras está terminando o desenvolvimento e a cauda embrionária desaparece.


O tempo embrionário compreende 56 dias , ou seja, 8 semanas a partir do momento da fertilização . Este período de tempo é dividido em 23 estágios de Carnegie e a classificação de estágio é baseada unicamente em características morfológicas . Os estágios de Carnegie não são, portanto, diretamente dependentes da idade cronológica nem do tamanho do embrião. 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais