Buscar

questao

Leia os excertos a seguir.
Texto I 
“(A escrita) se realiza com base nos elementos linguísticos e na sua forma de organização, mas requer, no interior do intervalo comunicativo, a mobilização de um vasto conjunto de conhecimentos do escritor, o que inclui também o que esse pressupõe ser do conhecimento do leitor ou do que é compartilhado por ambos” (KOCH, I. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 2010. p. 35).
Texto II 
“Os falantes/escritores da língua, ao produzirem textos, estão enunciando conteúdos e sugerindo sentidos que devem ser construídos, inferidos, determinados mutuamente. A produção textual, assim como um jogo coletivo, não é uma atividade unilateral. Envolve decisões conjuntas. Isso caracteriza de maneira bastante essencial a produção textual como uma atividade sociointerativa” (MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008. p. 77).
Conforme as ideias de Koch e Marcuschi, o elemento fundamental para a concepção de fala/escrita é:

a.

b.

c.

d.

e.

 

💡 14 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Os processos de fala e escrita são processos distintos. Quando uma interfere na outra, se não houver clareza, pode gerar problemas com interpretação. O processo da fala ocorre quando o emissor da mensagem utiliza códigos linguísticos para se comunicar através da fala. O processo da escrita também utiliza códigos linguísticos, porém não emite som.

O processo de fala muitas vezes é um processo informal e descontraído de se passar informação ou comunicar. Já o processo de escrita tem um caráter mais formal, o que vem sendo mudado pelos novos meios de comunicação. A interação entre fala e escrita é fundamental para integrar ambas. Sem a interação não é possível ligar as duas

Assim, a partir do que foi exposto acima, podemos concluir que o elemento fundamental para a concepção de fala/escrita é a interação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais