Buscar

elementos

o que é a tipicidade, a ilicitude e a culpabilidade??

💡 1 Resposta

User badge image

Aharon Terra

Leandro, esses três requisitos fazem o tripé para que exista o crime. Alguns autores, tipo o Fernando Capez, não adotam a culpabilidade na formação do crime, entretanto, essa posição é minoritária. Vamos à análise desses três elementos :

A tipicidade é o enquadramento do fato praticado à norma penal preexistente, ou seja, um fato para ser considerado crime, deve se encaixar perfeitamente a uma norma penal que já deve existir anteriormente a ele. Por isso, o crime é chamado de fato típico.

A ilicitude, também chamada de antijuridicidade, é a contrariedade do fato em relação ao ordenamento jurídico. Se a conduta (positiva ou negativa) for contrária a algum preceito legal, ela estará caracterizada como conduta antijurídica ou ilícita.

A culpabilidade é o juízo de reprovação que recai sobre a conduta do agente. Ela é o aspecto moral do tripé do crime. Se uma conduta for socialmente reprovável, ela será culpável e entrará no rol para a configuração do crime.

Portanto, na concepção da tripartição do crime, o fato tem que ser típico, antijurídico e culpável.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais