Buscar

probabilidade

Qual a probabilidade de um candidato de um concurso, ao resolver as cinco questões de raciocínio lógico, com cinco opções cada questão, acertar exatamente quatro questões?

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

Simplificando é só não pensar muito e ser sincero na resposta. Afinal, quantas questões são ao todo e quantas alternativas vocês devem responder? A princípio eles perguntam quantas chances de errar o aluno possui, mas de forma racional, não esqueçam do 0 nesse problema, desse seis fica por conta porque são 5 alternativas. Por isso, quando forem fazer a contagem, lembrem-se, a primeira resposta, é sempre a correta, quem colocou 4/125 foi além da medida, mas estão todos perdoados.

Portanto, como em cada questão só tem uma alternativa certa em cinco, então temos 1/5. Ele pede duas questoes certas em três entao: 1/5*1/5.

Para se ter duas questoes certas em tres uma tem que estar errada e essa probabilidade é: 4/5.

Multiplicando isso, temos:

1/5 * 1/5 * 4/5= 4/125 

No entando, não éobrigado que  resultado aconteça nessa ordem, foi o que descreveram os amigos embaixo, na descriçao que eu fiz a probabilidade errada ficou como a terceira, mas ele poderia ter errado a primeira e acertado a segunda e terceira, errado a segunda e acertado a primeira e terceira portando 4/125 * permutação de 3 com duas repetiçoes que é igual 3.

Portanto, temos:

4/125*3 = 12/125

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

PROBABILIDADE

Probabilidade I

UEMA

User badge image

Andressa Marinho