Buscar

O que é circulação entero-hepatica?

💡 3 Respostas

User badge image

Fernanda martins

É o processo em que os sais biliares e outras substâncias que são excretadas pelo fígado são reabsorvidas pela mucosa intestinal  retornando ao fígado através da circulação portal. Onde ele se destina ao processo de digestão e absorção das gorduras.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A circulação êntero-hepática envolve substâncias que são metabolizadas no fígado, excretadas na bile e passadas para o lúmen intestinal; Lá eles são reabsorvidos através da mucosa intestinal e retornam ao fígado via circulação portal. O trato gastrointestinal também é uma barreira importante para a entrada de xenobióticos no organismo por ingestão ou, secundariamente, pelo transporte traqueobrônquico para fora dos pulmões.


A circulação entero-hepática permite a reciclagem de compostos metabolizados e não metabolizados, e é de importância crítica nos processos toxicológicos que envolvem o trato gastrointestinal. Esta via circulatória é ativa quando compostos ingeridos que são absorvidos no trato gastrointestinal entram na circulação portal, vão para o fígado e retornam ao trato gastrointestinal via excreção biliar.


A via circulatória entero-hepática também pode ser utilizada por materiais absorvidos ou inalados por via cutânea que são excretados na bile.

1
Dislike0
User badge image

Francielly Alves

 A circulação entero-hepática é a circulação dos ácidos biliares, bilirrubina, drogas ou outras substâncias a partir do fígado para a bile, seguido da entrada no intestino delgado, a absorção pelo enterócito e transporte de volta para o fígado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais