Buscar

Como antiinflamatórios são utilizados

💡 2 Respostas

User badge image

Eliane Rodrigue

Os anti-inflamatórios são medicamentos que impedem ou amenizam essa reação e minimizam os sintomas da inflamação como calor, rubor e dor.

Esses medicamentos também apresentam ação antipirética (redução da febre) e analgésica (diminuição da dor). São divididos em dois grupos: esteroides, derivados de corticoides que inibem as prostaglandinas e proteínas ligadas ao processo inflamatório, e não-esteroides, que diminuem o processo inflamatório e a dor.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Antiinflamatórios são substâncias que combatem a inflamação de tecidos.


De forma bem simplificada, podemos dizer que os quadros inflamatórios surgem quando há um aumento da produção de uma substância chamada prostaglandina. A prostaglandina é gerada através da ação de uma enzima chamada ciclooxigenase (COX).


Os anti-inflamatórios agem inibindo a ação dessa enzima COX. Sem COX, há menor produção de prostaglandinas e menos estímulo para ocorrer inflamações. Como é a presença da prostaglandina que estimula o surgimento de inflamação, dor e febre, a sua inibição pelos AINES acaba tendo efeito analgésico, antipirético e anti-inflamatório.


O problema é que existem mais de um tipo de prostaglandina e de ciclooxigenase. Nem toda prostaglandina causa inflamação ou febre e nem toda COX age sobre todos os tipos de prostaglandinas. Como a ação dos anti-inflamatórios sobre a produção de prostaglandinas é não seletiva, além de abortar a inflamação, podem surgir também os efeitos colaterais, como veremos mais à frente.


Os antiinflamatórios possuem efeitos antitérmicos, analgésicos e, como o nome já diz, anti-inflamatórios. Eles se diferenciam entre si especialmente por causa da potência de cada um desses efeitos no organismo. Por possuírem esses efeitos, eles são indicados principalmente para aliviar os sintomas de febre alta, inflamação e dor.


Portanto, os antiinflamatórios são utilizados como antitérmicos, analgésicos e, como o nome já diz, antiinflamatórios.

Fonte: 

  • https://www.mdsaude.com/2008/11/antiinflamatrios.html. Acesso em 10 de julho de 2018;
  • https://minutosaudavel.com.br/anti-inflamatorio/. Acesso em 10 de julho de 2018.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais