Buscar

Crimes de Calúnia e Difamação

Nos crimes de calúnia e difamação a retratação do ofensor e o perdão do ofendido são causas extintivas da punibilidade?

💡 2 Respostas

User badge image

Pedro Victor

Conforme art. 143, “o querelado que, antes da sentença, se retrata cabalmente da calúnia ou da difamação, fica isento da pena”. Considerada causa de extinção da punibilidade (art. 107, inciso VI), desdizer-se, declarar que errou, retirar o que se disse, apesar de não ser absoluto, é uma forma de o agente dar satisfação à vitima, tentado reparar o dano.

A retratação independe de formalidade essencial, podendo ser manifestada por meio de petição nos autos da ação penal, assinada pelo querelado(se não possuir o procurador poderes especiais). Terá que ser completa, irrestrita, incondicional e deve ser apresentada antes da sentença de primeira instancia, não valendo aquela praticada durante a fase de eventual recurso.

Na ação penal pública, em crime contra funcionário no exercício de suas funções, não caberá retração, uma vez  que a lei se refere apenas ao querelado e o que está envolvido é o interesse do Estado, que aconselha a não admitir retração (RT 590/449).

2
Dislike0
User badge image

Paula Virginia Paiva

Nem sempre cause extinção de punições pois a conduta continua

1
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais