Buscar

digestão proteica

Durante a digestão protéica, o pâncreas libera zimogênios. Explique como a liberação dos zimogênios é mediada e como estes são ativados em proteases ativas?

💡 2 Respostas

User badge image

Heloisa Cajueiro

Liberação de Zimogênios: A liberação de zimogênios pancreáticos é mediada pela secreção de colecistocinina e de secretina, dois hormônios polipeptídicos do trato digestório.

Ativação dos Zimogênios: A enteropeptidase converte o zimogênio pancreático tripsinogênio em tripsina. Posteriormente, a tripsina converte outras moléculas de tripsinogênio. Pois a tripsina é o ativador comum de todos os zimogênio pancreáticos

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A digestão pancreática das proteínas, da mesma forma que vários outros fenômenos biologicamente importantes (coagulação sanguínea, ativação do sistema do complemento do plasma, apoptose, ativação de alguns pr -hormônios, maturação do colágeno, montagem de alguns vírus e vários processos de diferenciação celular, possui uma forma peculiar de regulação.


Os componentes digestivos são sintetizados no pâncreas em uma forma precursora inativa (as proenzimas ou zimogênios) que, normalmente, só serão ativados através de um mecanismo de proteólise limitada no duodeno. Aí, uma única ligação peptídica lisina -isoleucina (entre os resíduos de aminoácidos 16 e 17 a partir do grupo aminoterminal) da molécula do tripsinogênio é clivada pela enteropeptidase da mucosa duodenal, formando um pep- tídio de 16 aminoácidos e a molécula da tripsina (ativa).

Essa enzima, além de autocatalisar a ativação do próprio tripsinogênio em tripsina, irá também ativar um segundo (quimotripsinogênio), depois um terceiro (proelastase), um quarto (procarboxipeptidase A), um quinto (procarboxipeptidase B), um sexto (procolipase) e, finalmente, um sétimo zimogênio (profosfolipase A2), formando a quimotripsina , elastase , carboxipeptidase A ,carboxipeptidase B , colipase e fosfolipase A2, de maneira similar à ativação do tripsinogênio.


Essa ativação em cascata ocorre apenas no duodeno e não no pâncreas por duas razões. Primeiro no pâncreas não existe a enteropeptidase (que inicia todo o processo) e, em segundo lugar, porque o pâncreas possui um inibidor de tripsina natural que impede a ativação espontânea do processo, fora do seu local adequado (duodeno).

Veja o esquema abaixo:

 

Fonte: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4162166/course/section/1060422/S2%20-%20Pancreatite%20Aguda.pdf

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais