Buscar

Quais os tipos de docas existentes dentro das obras portuárias de um porto?

Sabemos que as docas são bacias artificiais construídas pela engenharia civil em desvios das linhas normais de navegação do porto para diversas funções. As docas se tornam essenciais para todo o processo de consolidação ou desconsolidação dos navios e para o carregamento e descarregamento dos caminhões na área do Porto e Retroarea portuária para o escoamento da produção de uma região geográfica.

💡 1 Resposta

User badge image

Bruno Allef

1) Docas de recreio ou docas comerciais:

Tratam-se de docas limitadas por muros de acostagem ou um cais, e são equipadas com o equipamento que é preciso para efetuar operações de embarque ou desembarque. Dependendo se estão em comunicação com águas adjacentes, podem ser classificadas em docas de nível ou docas de marés, costumando ser construídas em formato retangular.

2) Docas secas

Tratam-se de docas escavadas em uma costa já preenchida com água. Elas dispõe de uma parede removível, que pode ser retirada por elevação ou ou rotação. Ás vezes, também existe uma parede intermediária também removível, se a doca em questão for grande.

3) Docas flutuantes 

Tratam-se de docas que possuem uma estrutura modular, que retira os navios de dentro d'água a fim de os reparar ou inspecionar. No caso, a doca se eleva para expor o navio em questão. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais