Buscar

René Spitz e desenvolvimento humano

Olà gente! 

estou fazendo um trabalho sobre desenvolvimento. 

Alguem pode me passar um resumo bem conceitual sobre a teoria de desenvolvimento do Spitz?

💡 2 Respostas

User badge image

Sandra Joelma

Utilizando como quadro de referência a relação mãe criança fala-nos da existência de três estádios no desenvolvimento, durante o período infantil. Para tal utiliza como pontos de referência o aparecimento de comportamentos específicos na criança, que ele chama de “indicadores” os quais revelam a existência de “organizadores do psiquismo”.




O estádio não objectal

( 0 aos 2 meses )

para definir este estádio, Spitz utiliza o termo de “não diferenciação”. O recém-nascido ainda não está organizado em domínios, tais como a percepção a acuidade e o funcionamento; o ambiente não é percebido, a noção de interior/ exterior não existe, as partes do corpo não são percebidas como diferentes, não há separações entre pulsões e objectos dessas pulsões. Uma vez que ignora o mundo que a rodeia a criança não consegue reconhecer o objecto libidinal. Todos os seus afectos são também indiferenciados. A mãe nesta fase torna-se fonte de quietude face a estímulos de origem interna e externa, quando estes ultrapassam certo limite e a criança chora ou grita. Tal como Freud, Spitz entende que a zona bocal e a sensação de fome/não fome, é importante na diferenciação entre o dentro e o fora.




O estádio percursor do objecto

( 2-6meses)

Nesta fase a percepção visual mais reconhecida pelo bebé é a “face humana” começando a reagir pelo sorriso e uma cara, familiar ou não. A criança percebe a face ainda apenas como um “sinal” não responde ao conjunto da face humana mas a um indicador “gestalt“ (constituído pela ponte, olhos e nariz, em movimento e visto de frente)~. Este indicador gestalt não pode ser considerado um verdadeiro objecto e por isso Spitz chama-o de pré-objecto, porque a criança não é capaz ainda de distinguir uma face entre outras, não estando assim o objecto libidinal ainda estabelecido. A mãe através da sua atitude emocional e afectiva favorece o aparecimento do sorriso, e potência o desenvolvimento da consciência no recém-nascido. Tem um papel importante nos seus processos de aprendizagem, sendo uma representação do meio ambiente.
Consequências do estabelecimento do 1ª organizador (sorriso)

- o bebé torna-se capaz de ultrapasse a recepção de estímulos internos em proveito dos externos

- formam-se traços mnesicos para reconhecer um rosto humano

- inicia-se a separação do Eu, o bebé adquiriu um “eu rudimentar” jogando à mãe o papel de um “eu auxiliar”.

- A criança passa de um estado passivo a um estado activo.

- A reposta pelo sorriso constitui a base de todas as relações sociais posteriores.





OEstádio do objecto Libidinal

(8-12 meses)-

A criança tem a capacidade para uma diferenciação preceptiva bem desenvolvida. Quando se encont5ra frente a um desconhecido, confronta estes traços com os da cara familiar da mãe e apresenta então uma recusa de contacto acompanhada de angustia ( angustia do estranho), que é uma angustia de perca do objecto. A criança reage face ao rosto de um estranho porque se sente abandonada pela mãe. A mãe torna-se objecto libidinal.
Ocorre:

- mudança no aspecto somático com um desenvolvimento do aparelho sensorial necessário à percepção pela mielinização.

- mudança no aparelho mental pela multiplicação de traços mnésicos que permitem operações mentais mais complexas e sequências de acções dirigidas.

- Mudança na organização psíquica, porque estas possibilidades de acção permitem a descarga de tensão efectiva dirigida e desejada.

 

1
Dislike1
User badge image

Thamires de Lima

Olá Sandra, VC já fez inteligência, aprendizagem e memória ?
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais