Buscar

Qual são as estruturas formadas no lúmem intestinal no momento da absorção das gorduras?

EI! ALGUEM AI PODE ME AJUDAR? Qual são as estruturas formadas no lúmem intestinal no momento da absorção das gorduras?

💡 3 Respostas

User badge image

Mariana Tôrres de Castro

As gorduras emulsificados são hidrolisados pelas lipases, como já se discutiu. Os produtos - ácidos graxos, monoacilgliceróis, lisofosfolipídeos e colesterol - equilibram-se entre a fase aquosa e as pequenas micelas que os contém, aos sais biliares e à lecitina. As micelas são pequenas o bastante para penetrar entre os vilos e liberar aqueles produtos na medida em que os enterócitos os absorvem. Nos enterócitos ocorre praticamente o inverso do processo de hidrólise luminal: o colesterol é reesterificado quase totalmente, monoglicerídios são esterificadas a triglicerídios e os lisofosfolipídeos são convertidos a fosfolipídeos. Envoltos pela beta-lipoproteína formam os quilomicrons que são exportados por exocitose para os quilíferos. Os gorduras dos quilomicrons são parcialmente hidrolisados por lipases das células endoteliais e o que escapa, o quilomicron remanescente, é captado e excretados pelos hepatócitos. Nas regiões terminais do íleo há absorção dos sais e ácidos biliares que, lançados na circulação portal, são rapidamente removidos do sangue e excretados de novo na bile.

2
Dislike0
User badge image

Larissa Rodrigues

eu tbm mandei essa duvida pra prof e ela respondeu hj , so que de uma forma mais extensa...

São os quilomícrons, que são sintetizados no intestino delgado logo após uma refeição que contenha lipídios, por isso são conhecidos como via exógena de transporte.

 Essa classe é formada por triglicerídios - TG (principalmente), colesterol, fosfolipídeos da dieta e apolipoproteínas. São conduzidos e removidos do sangue (12 horas) por ação da lipase lipoprotéica (LPL), enzima localizada no endotélio vascular dos tecidos adiposo e muscular.

A lipase lipoprotéica, hidrolisa os TG dos quilomícrons em ácidos graxos (AG) e glicerol para serem incorporados nas células adiposas (adipócitos) e posteriormente reesterificados em TG para armazenamento. Dentro de algumas horas após a alimentação, a maior parte dos quilomícrons foi removida por ação da LPL.

Pós-prandialmente (após uma refeição), a LPL do tecido adiposo é mais ativa ocorrendo a incorporação de ácidos graxos no referido tecido; durante o jejum, a atividade da LPL dos músculos aumenta.

Com a hidrólise dos TG, os quilomícrons vão se tornando partículas cada vez mais densas, que eventualmente transferem fosfolipídios e apolipoproteínas para as HDL, tornando- se piores substratos para a LPL e mais susceptíveis à captação hepática dependente de receptores sendo conhecidas como quilomícrons remanescentes (quando aproximadamente 90% do TG é hidrolisado).

 Tais quilomícrons remanescentes são metabolizados pelo fígado, mas alguns enviam colesterol para a parede das artérias sendo considerados aterogênicos.

0
Dislike1
User badge image

Camilo Azarias

A digestão quimica das gosrduras com a presença da bile que é produzida no ficago, armazenado na vesicula bilear para ser lançado no duodeno e iniciar reaçoes enzimaticas, o suco pancreatico também auxilia da digestão de lipideos. do duodeno o quilo se dirige para o jejuno onde a absorção é mais intensa. O lumen do intestino delgado é composto por uma camada interna chamada vilo, o conjunto d celulas externas do vilo formam microvilosidade que potencializam a absorção dos nutrientes;em seguida temos camadas de musculatura lisa responsaveis pelo peristautismo, é autamente fascularizada por vasos porta hepatico que transportam esse alimento para o figado onde ocorre transformações quimicas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais