Buscar

Matematica Financeira

1.Admita-se que uma duplicata tenha sido submetida a 2 tipos de descontos, no primeiro caso, a juros simples, a uma taxa de 10% a.a., vencivel em 180 dias,com desconto comercial (por fora). No segundo caso,com desconto racional(por dentro),mantendo as demais condiçoes.sabendo-se que a soma dos descontos, por fora e por dentro, foi de 635,50 o valor nominal do titular era de?

💡 4 Respostas

User badge image

Sem Nome

RESPOSTA 

6.240,00

\(\)

1
Dislike1
User badge image

Sem Nome

http://www.cursosolon.com.br/matematica.finaceira.pacifico_testes_descontos_simples_resolvidos.pdf 

1
Dislike1
User badge image

RD Resoluções

Para resolver este problema, devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre taxas e descontos, em especial sobre juros simples e desconto racional.


Juros simples é um acréscimo calculado sobre o valor inicial da compra feita a crédito. Os juros são calculados considerando o período de tempo em que o capital ficou emprestado.

Em que J são os juros, C é o capital inicial, i é a taxa de juros e t é o tempo.

O desconto racional (por dentro) é o desconto aplicado sobre o valor atual do título utilizando-se para o cálculo a taxa efetiva.

Em que Dr é o desconto realizado sobre o título, VP é o valor atual ou presente, i é a taxa de desconto e n é o número de períodos para o desconto.


Assim, tem-se que

Substituindo os valores do enunciado

Portanto, o valor nominal do titular era de R$6510,00.

1
Dislike1

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais