Buscar

Como ocorre a rejeição de órgãos transplantados a nível celular?

💡 5 Respostas

User badge image

Mariana Tôrres de Castro

O complexo de histocompatibilidade (MCH) denominado no homem de Sistema HLA (Human Leukocyte Antigen) está envolvido nos mecanismos de reconhecimento celular, visando proteger o organismo de agressões externas e das regulação da resposta imunológica. A rejeição é o reflexo da resposta imunológica aumentada (inicialmente local) envolvendo, na maioria das vezes, os antígenos HLA do órgão transplantado.

O MHC é uma região gênica, hipervariada, localizada no braço direito do cromossoma 6 humano.  Ele codifica glicoproteinas denominadas antígenos leucocitarios humanos (HLA) que na maioria das vezes estão envolvidos na rejeição de transplantes

Nessa região são codificadas três classes de moléculas:  as classes I, II e III.  As moléculas da classe III parecem não ter importância na transplantação. 

Os principais genes responsáveis pelo reconhecimento de antigénios externos, o complexo de histocompatibilidade maior (MHC), estão localizados no braço curto do cromossoma 6. Nos seres humanos, estes genes codificam várias proteínas da superfície da membrana celular. Estes aloantigénios são conhecidos como antigénios de leucócitos humanos (HLA – Human leukocyte antigens) e o seu elevado polimorfismo permite ao sistema imunitário reconhecer antigénios self e non-self. Os genes MHC podem ser divididos em duas classes:

Glicoproteina de classe I:  são codificadas nos locus HLA A,B e C.  Elas apresentam estruturas químicas semelhantes mas diferem nas sequencias de aminoacidos da molecula, o que lhes confere especificidade.  Cada individuo tem dois diferentes  HLAs para cada locus HLA A,B e C.

Os MHC de classe I (HLA-A, HLA-B e HLA-C) encontram-se em praticamente todas as superfícies celulares. Esta classe de MHC reconhece antigénios proteicos externos, incluindo tecidos transplantados e são reconhecidos por linfócitos T com especificidade antigénica. Geralmente, as moléculas de classe I são reconhecidas por linfócitos T citotóxicos ou CD8+.

As glicoproteinas de classe II diferem entre indivíduos e estão mais envolvidos na resposta imunológica.

os MHC de classe II (HLA-DR, HLA-DP e HLA-DQ) apenas se encontram em células que apresentam antigénios (APC – antigen-presenting cells) como os linfócitos B, macrófagos e células dendríticas. Pensa-se que os MHC de classe II são os que desempenham o papel predominante na resposta imunitária inicial a antigénios de tecidos transplantados. Ao entrarem em contacto com um antigénio non-self, os HLA de classe II activam os linfócitos TH (helper ou CD4+) que, por sua vez, sofrem uma expansão clonal através da produção de citoquinas reguladoras.

Os antigenos HLA estao presentes nas membranas de todas as celulas do organismo e como antigenos soluveis nos liquidos d corpo. Esses antigenos são mais bem expressos nos linfocitos. 

3
Dislike0
User badge image

Jessika Mayara Lisboa

Nosssa, muito obrigada... É tão dificil achar coisas simples... O trabalho era extremamente simples, e meus artigos eram enormes.... Ajudu mt thanks!

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A rejeição de transplantes ocorre quando o tecido transplantado é rejeitado pelo sistema imunológico do receptor, que destrói o tecido transplantado. A rejeição de transplante pode ser diminuída pela determinação da similitude molecular entre doador e receptor e pelo uso de drogas imunossupressoras após o transplante.


Rejeição é uma resposta imune adaptativa via imunidade bem como imunidade humoral, embora a ação seja unida por componentes da resposta imune inata, e proteínas imunes solúveis. Diferentes tipos de tecidos transplantados tendem a favorecer diferentes equilíbrios de mecanismos de rejeição.


Assim, os principais mecanismos de rejeição são:

  • Imunização

  • Memória imune

  • Imunidade celular

  • Imunidade humoral

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais