Buscar

Quais as principais ligações responsáveis pela estabilização da estrutura protéica?

Quais as principais ligações responsáveis pela estabilização da
estrutura protéica?

Respostas

User badge image

Passei Direto

As proteínas são moléculas formadas pela união de vários aminoácidos, compostos originados por ligação peptídica entre um grupo amino e um grupo carboxílico. As proteínas podem ter quatro estruturas. A estrutura primária é mantida por ligações peptídicas, que são ligações covalentes entre as moléculas de aminoácidos citadas acima. A estrutura secundária geralmente é o resultado de ligações de hidrogênio que ocorrem entre o hidrogênio do grupo - NH e o oxigênio do grupo C=O. Dessa forma, ocorre a formação de estruturas similares a uma mola. A estrutura terciária da proteína abrange praticamente todos os tipos de ligações não-covalentes, como ligações de hidrogênio, ligações iônicas, dipolo-dipolo, entre outras, e ocorrem principalmente entre os grupos R das proteínas. Por fim, a estrutura quaternária mantém praticamente as mesmas ligações da estrutura terciária.

1
Dislike0
User badge image

Evandro

As principais ligações que mantém a estrutura proteica (PRIMÁRIA) intacta e estabilizada são as covalentes entre os grupos COOH e NH3 presente nas extremidades dos aminoácidos, mas esta estabilização é a nível primário.

 

Se você considerar a estrutura secundária de uma proteína (α-hélice ou β-conformação), então as ligações que estabelizam as moléculas já não são mais covalente e sim intermoleculares: como as ligações de hidrogênio no caso das suas. Só que na alfa-hélice, as ligações de hidrogênio acontecem em poucas moléculas e de formar a enrolar a molécula, diferente das beta-conformação que, neste caso, quase todo o grupo R dos aminoácidos acabam por formar pontes. 

 

Se você considerar a estrutura terceária, então você também terá que considerar que o que ajuda a estabilizar uma proteína são as interações eletrostáticas entre elas bem como as interações intermoleculares.

 

Já se você considerar a estrutura quartenária, então você terá que considerar a morfologia das proteínas envolvidas, os ligantes de cada uma delas e suas interações intramoleculares.

 

Existem várias formas de resonder esta pergunta porque depende de qual nível de proteína você está falando.

 

Abraço e bons estudos.

6
Dislike0
User badge image

Bruno Oliveira

São três ligações não covalentes as responsáveis pela estabilização da estrutura terciária da proteína: as interações de Van der Walls sendo a força principal e as pontes de hidrogênio e as ligações iônicas servindo como forças auxiliares para a manutenção daquela estrutura tridimensional.

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando