Buscar

Quanto a classificação dos contratos:

Levando em consideração os critérios que são empregados para a classificação dos contratos e suas caracterizações na doutrina privada brasileira, escolha a alternativa correta quanto a classificação dos contratos levando em conta o critério das relações recíprocas na avença. Segundo o referido critério os contratos podem ser classificados como:

Contratos principais e contratos acessórios.
  Contratos consensuais e comutativos.
  Contratos gratuitos ou benéficos e contratos onerosos.
  Contratos típicos e atípicos .
  Contratos consensuais, solenes e reais.

💡 4 Respostas

User badge image

Glaucio André

Esse critério das relações recíprocas pode ter ligação com o sinalagma encontrado nos contratos de compra e venda, por exemplo, os quais são bilaterais. Logo, buscaria algo nesse sentido nas alternativas, porém, não há. 

Principais e acessórios não tem esse condão; consensuais (contrário de reais) e comutativos (contrário de aleatórios) se referem ao objeto da prestação; típicos e atípicos remetem à previsão textual no código; consensuais, solenes e reais nada tem a relacionar-se com a relação dos sujeitos.

A mais próximo que visualizo é a que fala dos gratuitos ou benéficos e os oneroso, pois,  "todo contrato bilateral é oneroso mas nem todo unilateral é gratuito". É o que acho mais verossímel com "relações recíprocas"  

0
Dislike0
User badge image

Felipe Vita

A alternativa correta é “contratos gratuitos ou benéficos e contratos onerosos”.

A definição trazida na questão leva em consideração os critérios de reciprocidade nos contratos.  

Entendendo essa reciprocidade como prestações/onerosidade contratual, a classificação dos contratos que mais parece pertinente para esse caso é entre gratuitos e onerosos. Nos contratos gratuitos somente uma das partes tem o dever, no contrato oneroso ele vem de ambas as partes.

 

0
Dislike0
User badge image

JESSICA

Contratos consensuais e comutativos.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais