Buscar

Setembrino, brasileiro, foi contratado em março de 2014, em Porto Alegre, por empresa brasileira para prestar serviços em Sidney/Austrália

Setembrino, brasileiro, foi contratado em março de 2014, em Porto Alegre, por
empresa brasileira para prestar serviços em Sidney/Austrália, onde
permaneceu até abril de 2016. Realizou treinamento em São Paulo e
embarcou no Rio de Janeiro. A empresa na qual o trabalhador prestou
serviços é estrangeira e pertencente ao mesmo grupo econômico da
contratante.
Responda, justificadamente, aos questionamentos:


a) Que legislação se aplica ao contrato de trabalho?

 


b) Qual o Foro competente para apreciar e julgar eventual conflito decorrente
do contrato de trabalho?

Respostas

User badge image

Gabriela Gattulli

Para determinar qual legislação será aplicável ao contrato de trabalho, Utiliza-se o princípio maior do direito do trabalho que é a aplicação da norma mais favorável ao trabalhador. Conforme destacado no artigo 651 da CLT, o foro será sempre determinado pela localidade onde o empregado presta o serviço.

Art. 651 - A competência das Juntas de Conciliação e Julgamento é determinada pela localidade onde o empregado, reclamante ou reclamado, prestar serviços ao empregador, ainda que tenha sido contratado noutro local ou no estrangeiro.                      

§ 1º - Quando for parte de dissídio agente ou viajante comercial, a competência será da Junta da localidade em que a empresa tenha agência ou filial e a esta o empregado esteja subordinado e, na falta, será competente a Junta da localização em que o empregado tenha domicílio ou a localidade mais próxima.                     

§ 2º - A competência das Juntas de Conciliação e Julgamento, estabelecida neste artigo, estende-se aos dissídios ocorridos em agência ou filial no estrangeiro, desde que o empregado seja brasileiro e não haja convenção internacional dispondo em contrário.                   

 § 3º - Em se tratando de empregador que promova realização de atividades fora do lugar do contrato de trabalho, é assegurado ao empregado apresentar reclamação no foro da celebração do contrato ou no da prestação dos respectivos serviços.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando