Buscar

Como resolver Equações Diferenciais Homogêneas

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Uma equação diferencial homogênea têm a seguinte forma: 

Esta é uma EDO homogênea de segunda ordem. EDOs de primeira ordem tem o termo   nulo. Existem duas formas de encontrar as soluções de uma EDO de primeira ordem, que são o método das equações diferenciáveis separáveis e o método da equação diferencial exata. 

  • O método das equações diferenciais separáveis diz que se   e a função   é um produto de duas funções com uma variável apenas ( ), então a solução dessa EDO é:

      Resolvendo a integral acima encontra-se a solução do problema. 

  • Já o método das equações diferenciais separáveis diz que dado uma EDO do tipo  , onde as derivadas parciais são iguais ( ), essa EDO é chamada de exata. Então sua solução é encontrada resolvendo as seguintes integrais:

Os passos para encontrar a solução neste caso é:

  1. Encontrar a expressão   no passo I.
  2. Encontrar a constante   no passo II.
  3. Substituir a constante encontrada em    do primeiro passo.
  • E para encontrar as soluções de uma EDO homogênea de segunda ordem temos o método da equação característica e o método da redução de ordem. 

O método da equação característica só é possível utilizar quando os coeficientes da ED são constantes:  . Dessa forma podemos fazer uma substituição do tipo   e  , onde   é apenas uma variável. A equação a ser resolvida então fica: 

As raízes encontradas na solução desse polinômio de segundo grau será parte da solução:

  • Já o método da redução de ordem é necessário que se conheça uma solução da ED  ( ). Assim, conhecendo  , vamos determinar duas funções auxiliares   e  :

Assim, é possível encontrar a segunda solução para a ED.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Uma equação diferencial homogênea têm a seguinte forma:

Esta é uma EDO homogênea de segunda ordem. EDOs de primeira ordem tem o termo nulo. Existem duas formas de encontrar as soluções de uma EDO de primeira ordem, que são o método das equações diferenciáveis separáveis e o método da equação diferencial exata.

  • O método das equações diferenciais separáveis diz que se e a função é um produto de duas funções com uma variável apenas (), então a solução dessa EDO é:

  • Resolvendo a integral acima encontra-se a solução do problema.

  • Já o método das equações diferenciais separáveis diz que dado uma EDO do tipo , onde as derivadas parciais são iguais (), essa EDO é chamada de exata. Então sua solução é encontrada resolvendo as seguintes integrais:

  • Os passos para encontrar a solução neste caso é:

    1. Encontrar a expressão no passo I.

    2. Encontrar a constante no passo II.

    3. Substituir a constante encontrada em do primeiro passo.

    4. E para encontrar as soluções de uma EDO homogênea de segunda ordem temos o método da equação característica e o método da redução de ordem.

    5. O método da equação característica só é possível utilizar quando os coeficientes da ED são constantes: . Dessa forma podemos fazer uma substituição do tipo e , onde é apenas uma variável. A equação a ser resolvida então fica:

    6. As raízes encontradas na solução desse polinômio de segundo grau será parte da solução:

    7. Já o método da redução de ordem é necessário que se conheça uma solução da ED (). Assim, conhecendo , vamos determinar duas funções auxiliares e :

    8. Assim, é possível encontrar a segunda solução para a ED.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais