Buscar

Coisa Julgada Formal e Material

Bo tarde, alguem podeira me explicar de forma simples a diferença entre Coisa Julgada formal e material?

💡 2 Respostas

User badge image

Esdras Arthur Lopes S. Pessoa

A coisa julgada formal é aquela que não se atinge o merito da ação e pode ser reproposta novamente e elas estão contidas no art.267  CPC .

 

Já a coisa julgada material ´aquela que atinge o merito da questão , o que esta sendo pedindo na ação , qudo se julga materialmente não se pode propor novamente a açõ e ela esta contido no art. 269 do CPC.

Espero ter ajudado.

 

Um grande abraço .

 

3
Dislike0
User badge image

Pedro Sérgio Krugel

O professor Renato Brasileiro leciona que a coisa julgada material possui como efeito a imutabilidade da decisão dentro do próprio processo, enquanto a coisa julgada material gera uma imutabilidade da decisão fora do processo em que foi proferida.

Exemplos - Coisa julgada por arquivamento de processo tendo como fundamento a ausência de pressupostos processuais geraria uma coisa julgada àquele arquivamento, mas nada impede que tal pressuposto venha a aparecer posteriormente, tornando possível a elucidação dos fatos.

Já a coisa julgada em arquivamento de processo que tem por fundamento a atipicidade da conduta gera uma coisa julgada tanto para aquele processo (formal) quanto para qualquer outro que poderia vir a surgir (material), visto que, não importa quantas vezes lidem com tais fatos, ele não deixará de ser atípico.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes