Buscar

Coisa Julgada Formal e Material

Bo tarde, alguem podeira me explicar de forma simples a diferença entre Coisa Julgada formal e material?

💡 2 Respostas

User badge image

Esdras Arthur Lopes S. Pessoa

A coisa julgada formal é aquela que não se atinge o merito da ação e pode ser reproposta novamente e elas estão contidas no art.267  CPC .

 

Já a coisa julgada material ´aquela que atinge o merito da questão , o que esta sendo pedindo na ação , qudo se julga materialmente não se pode propor novamente a açõ e ela esta contido no art. 269 do CPC.

Espero ter ajudado.

 

Um grande abraço .

 

3
Dislike0
User badge image

Pedro Sérgio Krugel

O professor Renato Brasileiro leciona que a coisa julgada material possui como efeito a imutabilidade da decisão dentro do próprio processo, enquanto a coisa julgada material gera uma imutabilidade da decisão fora do processo em que foi proferida.

Exemplos - Coisa julgada por arquivamento de processo tendo como fundamento a ausência de pressupostos processuais geraria uma coisa julgada àquele arquivamento, mas nada impede que tal pressuposto venha a aparecer posteriormente, tornando possível a elucidação dos fatos.

Já a coisa julgada em arquivamento de processo que tem por fundamento a atipicidade da conduta gera uma coisa julgada tanto para aquele processo (formal) quanto para qualquer outro que poderia vir a surgir (material), visto que, não importa quantas vezes lidem com tais fatos, ele não deixará de ser atípico.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais