Buscar

O que é o direito de retenção? ( a exceção da autotutela)

💡 2 Respostas

User badge image

Lary Jaiany

Depois de uma longa pesquisa e um profundamento no assunto para um seminário de TGP. O Direito de retenção nada mais é que o direito de "reter" algo, manter em sua posse até que seja indenizado pelo crédito. Logo é uma exceção da autotutela. Assunto é intimamente ligado à benfeitorias. Ex: Um carro é levado para reparos em uma oficina, dps do cumprimento da obrigação. O proprietário do veículo não tem o dinheiro para cumprir com a benfeitoria no veículo. Logo, o mecânico tem o direito de reter o veículo, manter em sua posse, até que seja indenizado pelo crédito, decorrente do reparo feito no veículo.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

É o direito dado ao credor de não restituir ou de manter em sua posse determinado bem pertencente ao devedor, até que seja satisfeita a obrigação, o que independe de prévia autorização judicial, se tratando de exceção da vedação à autotutela.

Seguem exemplos extraídos do Código Civil:

"Art. 571. Havendo prazo estipulado à duração do contrato, antes do vencimento não poderá o locador reaver a coisa alugada, senão ressarcindo ao locatário as perdas e danos resultantes, nem o locatário devolvê-la ao locador, senão pagando, proporcionalmente, a multa prevista no contrato.

Parágrafo único. O locatário gozará do direito de retenção, enquanto não for ressarcido."

"Art. 578. Salvo disposição em contrário, o locatário goza do direito de retenção, no caso de benfeitorias necessárias, ou no de benfeitorias úteis, se estas houverem sido feitas com expresso consentimento do locador."

"Art. 681. O mandatário tem sobre a coisa de que tenha a posse em virtude do mandato, direito de retenção, até se reembolsar do que no desempenho do encargo despendeu."

"Art. 708. Para reembolso das despesas feitas, bem como para recebimento das comissões devidas, tem o comissário direito de retenção sobre os bens e valores em seu poder em virtude da comissão."

"Art. 742. O transportador, uma vez executado o transporte, tem direito de retenção sobre a bagagem de passageiro e outros objetos pessoais deste, para garantir-se do pagamento do valor da passagem que não tiver sido feito no início ou durante o percurso."

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais