Buscar

Quais os processos Anabolicos e Catabolicos dos Lipideos?

💡 4 Respostas

User badge image

Layse Almeida

Primeiro precisa saber que ANABOLISMO é a síntese de moléculas menores para moléculas maiores, fazendo gasto de energia. Tendo como principal hormônio, INSULINA.

Já o CATABOLISMOS é a degradação de moléculas maiores para moléculas menores, não utilizando muita energia pois é uma reação favorável. Tendo como principl hormônio, GLUCAGON.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A lipólise é o processo catabólico permitindo mobilização lípidos que constituem a reserva de combustível no tecido adiposo para os tecidos periféricos para satisfazer as necessidades de energia do organismo. A lipólise é estimulada por diferentes hormônios catabólicos, como o glucagon , epinefrina, noradrenalina, hormônio do crescimento e cortisol, através de um sistema de transdução de sinal. A insulina diminui a lipólise.O anabolismo consiste na síntese de moléculas orgânicas (biomoléculas) mais complexas de outras mais simples, orgânicas ou inorgânicas, com necessidade de energia (reações endergônicas) e poder redutor, ao contrário do catabolismo. Processos anabólicos são processos metabólicos de construção, nos quais moléculas grandes são obtidas de moléculas menores. Nestes processos, a energia é consumida.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais