Buscar

Defina a teoria da coculpabilidade. E justifique sua opinião sobre a viabilidade e congruência de tal teoria.

💡 1 Resposta

User badge image

Levi Oliveira

A terminologia da palavra coculpabilidade é sugestiva, uma vez que o prefixo “co” indica ligação, concomitância. Já a palavra culpabilidade representa o grau de reprovabilidade que deverá incidir sobre uma determinada conduta típica e ilícita perpetrada pelo agente delinquente. Desta forma, conclui-se que o vocábulo deve ser compreendido como a concomitância de culpas, responsabilidades entre o agente delitivo e o Estado.

A aplicação desta teroria aumenta a percepção social de impunidade e de que o crime compensa, pois mitigar a pena atribuindo a ineficiencia do Estado e preconceitos da sociedade parte da responsábilidade da conduta ilícita pode em algum momente trazer insegurança jurídica, por exemplo; no caso de um morador de rua que comete um homicídio, não sendo caso de legítima defesa ou estado de necessidade e sendo ainda o agente réu primário. Recebendo esse a pena mínima de 6 anos, a luz da referida teoria, a pena poderia ser ainda mitigada em sua dosimetria ao mínimo estabelecido no Código Penal, porém a súmula 231 do Superior Tribunal de Justiça, diz que é vedada a incidência de circunstância atenuante que culmine na condução da pena abaixo do mínimo legal previsto.  Para tal aplicação seria necessário mais do que súmulas vinculantes, mas uma reforma no Direito Penal brasileiro.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais