Buscar

Apresente motivos que justificam a existência do SF6, mas não OF6. Qual a estrutura do SF6? Explique.

💡 2 Respostas

User badge image

Francisco Oliveira

A diferença de eletronegatividade, há uma grande carga positiva no enxofre no SF6 graças a diferença de eletronegatividade entre o enxofre eo oxigênio. O oxigênio eo flúor tem quase a mesma eletronegatividade o que impede a ligação entre ele e os átomos de flúor.

Além disso, não há espação no átomo de oxigênio para acomodar seis eletron do átomo do flúor.

1
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Assim como os membros do segundo e terceiro (e subsequente) períodos para os elementos do Grupo 15, também é encontrado um contraste nos elementos do Grupo 16. Assim, o oxigênio, como o nitrogênio, está limitado a um máximo de quatro ligações covalentes, enquanto o enxofre, como o fósforo, forma até seis ligações covalentes. Por exemplo, o oxigênio forma apenas um óxido normal com o flúor, o OF2, enquanto o enxofre forma diversos compostos com o flúor, inclusive o SF6.

O oxigênio é quimicamente bastante diferente dos outros membros do grupo. Assim, ele é o segundo elemento mais eletronegativo da tabela periódica e significativamente mais eletronegativo que os seus semelhantes. Esta alta eletronegatividade tem uma grande influência nas propriedades químicas do elemento. O pequeno raio atômico do oxigênio e a ausência de orbitais d acessíveis também contribuem para o seu caráter químico diferenciado. Assim, o O raramente apresenta um número de coordenação maior do que 4 em compostos moleculares simples, mas os seus semelhantes mais pesados frequentemente alcançam números de coordenação de 5 e 6, como no SF6.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais