Buscar

como definir nicho de mercado

💡 2 Respostas

User badge image

Thamires

O que é nicho de mercado

O nicho de mercado se refere a uma divisão de uma área de atuação, ou seja, à segmentação dessa área em setores menores. Nessa parcela do mercado, geralmente os consumidores possuem problemas bem específicos que ainda não estão sendo resolvidos pelas opções de produtos e serviços no mercado.

Com estratégias adotadas pelo marketing digital, é muito fácil encontrar e identificar esses setores. A internet, afinal, tende a ajudar na segmentação orgânica dos públicos. Saber identificar um nicho de mercado pode ser a diferença entre sucesso e fracasso para um produto.

Vamos ver um exemplo para ilustrar melhor esse conceito. Imagine uma loja que vende todos os tipos de bonecas. Existem colecionadores que compram determinadas bonecas por um preço maior. Isso pode ser considerado um nicho de mercado.

Também existem artistas que procuram por determinados modelos de bonecas para fazer customizações. Esse é mais um nicho que podemos identificar.

Viu só como é simples? Logo de cara conseguimos pensar em dois nichos de mercado diferentes para uma loja que trabalha com a venda de bonecas.

Um nicho de mercado, então, é um segmento no qual as necessidades dos consumidores são pouco exploradas. Você pode até mesmo encontrar um nicho onde ainda não existe nenhuma solução apresentada para os problemas do público.

Qual a importância de definir bem o nicho de mercado?

Uma empresa com um nicho de mercado mais específico tem muito mais facilidade em se destacar agregar valor aos seus produtos. Com um investimento bem menor, é possível atingir um público muito mais interessado no que você tem a oferecer. Vamos entender melhor o por que:

Já falei em diversos outros textos sobre o quão importante é direcionar o seu plano de marketing para a persona e não para o público-alvo. Isso porque quanto mais específica for a campanha, mais o consumidor se identifica. É preciso que ele sinta que sua empresa está falando diretamente com suas necessidades.

Isso só pode acontecer quando você define um nicho de mercado. Ao atender desejos e resolver problemas mais específicos, você encontrará um público que dá muito mais valor aos seus serviços. Ou seja, que está disposto a pagar mais por um produto que seja pensado especialmente com suas necessidades em mente.

É interessante destacar que a maioria das grandes empresas da atualidade, mesmo as que atendem diversos setores, começaram explorando um nicho de mercado.

Menor concorrência

Em mercados amplos, você vai se deparar com inúmeros concorrentes de peso.Pense nas empresas que você conhece e que trabalham com uma grande gama de produtos e setores.

Eu consigo lembrar da Amazon, das Lojas Americanas e do Submarino, por exemplo. Esses são gigantes da internet! Concorrer com os preços, estratégias de marketing e agilidade desses players será extremamente difícil para empresas iniciantes.

Já em um nicho de mercado específico, você encontrará um número muito menor de concorrentes. É mais fácil se destacar e gerar autoridade para o seu empreendimento dessa forma. Depois que a estabilidade for alcançada, você pode explorar novos nichos de mercado se quiser.

Público mais qualificado para a sua oferta

Além de menor concorrência, você também poderá contar com um público muito mais disponível e engajado. Um nicho de mercado bem definido está, afinal, trabalhando com necessidades específicas e não atendidas.

Imagine-se no lugar do consumidor. Existem empresas e mais empresas trabalhando com algo parecido com o que ele precisa. Nenhuma delas, no entanto, atende a todas as suas necessidades. Quando aparece uma empresa disposta a direcionar seus serviços especificamente para ele, certamente vai agarrar a oportunidade de comprar.

A imagem passada é de um atendimento muito mais personalizado, que leva em consideração aquilo que o cliente realmente precisa. Com consumidores cada vez mais exigentes, não é de se espantar que a grande maioria prefira esses tipos de serviços.

Tanto o seu produto quanto o conteúdo do seu site possuirão muito mais valor agregado. É mais fácil convencer esse público a assinar uma newsletter ou até mesmo a concretizar a compra. Afinal, poucas coisas causam tanta satisfação quanto encontrar alguém que entende o que você está passando e oferece exatamente o que você precisa.

 

Identificação de possíveis parcerias para o seu negócio

Empresas que trabalham com um nicho específico terão muito mais facilidade para assegurar parcerias importantes para a expansão do negócio. Nesse ponto se destacam muito os digital influencers.

Tratam-se de pessoas que são especialistas em determinados nichos. Podem ser blogueiros, youtubers ou apenas alguém com uma quantidade significativa de seguidores nas redes sociais. Essas pessoas costumam a dar suas opiniões, fazer recomendações e discutir novidades na sua área de especialidade. E como o alcance deles com um público que respeita essas opiniões é gigante, essa pode ser uma oportunidade incrível para sua empresa.

É muito comum que digital influencers aceitem propostas de parcerias com empresas que atendam ao mesmo público-alvo que eles.

Além disso, a segmentação de nicho de mercado pode ajudar muito ao conseguir melhores contratos com fornecedores e até mesmo para conquistar indicações de outros profissionais da área.

 

1
Dislike0
User badge image

Nicollas Santos

''Nicho de mercado é um recorte dentro de um determinado segmento, que considera um grupo de pessoas com interesses, necessidades e preferências bastante particulares.''

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais