Buscar

Quem foi Jean Piaget?

💡 6 Respostas

User badge image

Jackeline Blindada Por Deus

Jean William Fritz Piaget - renomado psicólogo, biólogo, filósofo e epistemológico suíço, pioneiro no campo da inteligência infantil, passou boa parte da sua carreira profissional interagindo com crianças e estudando seu processo de raciocínio. Considerado um dos maiores pensadores do século XX. 

1
Dislike0
User badge image

Cláudia Corrêa

Jean William Fritz Piaget (Neuchâtel, 9 de agosto de 1896 - Genebra, 16 de setembro de 1980) foi um biólogo, psicólogo e epistemólogo suíço, considerado um dos mais importantes pensadores do século XX. Defendeu uma abordagem interdisciplinar para a investigação epistemológica e fundou a Epistemologia Genética, teoria do conhecimento com base no estudo da gênese psicológica do pensamento humano.
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Neste exercício, serão aplicados os conhecimentos adquiridos para explicar quem foi Jean Piaget.


Jean William Fritz Piaget nasceu no dia 09 de agosto de 1896, em Neuchâtel, na suíça e morreu em 1980, em Genebra. Foi um biólogo, psicólogo e epistemólogo suíço, considerado um dos mais importantes pensadores do século XX. Foi o fundador da Epistemologia Genética, teoria do conhecimento com base no estudo da gênese psicológica do pensamento humano.

No entanto, Piaget nunca atuou como pedagogo. Formou-se em Biologia pela Universidade de Neuchâtel em 1915, fez doutorado em Ciências Naturais na mesma instituição em 1918 e logo após foi morar em Zurique para se instruir na área de Psicologia. O biólogo dedicou a vida a submeter à observação científica rigorosa o processo de aquisição de conhecimento pelo ser humano, particularmente a criança.


Teorias desenvolvidas por Piaget:

- Teoria Cognitiva: foi criado para explicar o desenvolvimento cognitivo humano. Foi uma das maiores contribuições para a psicologia do desenvolvimento, pois muitos psicólogos (incluindo Piaget) tiveram a certeza que a construção do ser humano é um processo que vai acontecendo ao longo da vida das crianças.

- Centração: é a “tendência a concentrar-se em um aspecto de uma situação e negligenciar outros”. Ou seja, é o fenômeno psicológico de fixar a atenção (percepção ou representação) em apenas um ponto de totalidade, totalidade, ou seja, ou do objeto ou da situação. É uma das principais características do pensamento no estágio pré-operatório do desenvolvimento.

- Descentração: é pensar em vários aspectos de uma situação simultaneamente. Acredita-se que crianças em idade pré-escolar chegam a conclusões ilógicas por não saber descentrar.


Resumidamente, Jean William Fritz Piaget foi um biólogo suíço que, apesar de sua formação, contribuiu significativamente para a área da psicologia. Dentre algumas contribuições significativas, há a Teoria Cognitiva, Centração e Descentração.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais