Buscar

RH ESTRATÉGICO X TRADICIONAL: QUAL A DIFERENÇA?

💡 2 Respostas

User badge image

fag 07088

As empresas mudam e, com isso, o RH também precisa mudar para se adequar às novas necessidades do mercado e se tornar mais importante. Para isso, é necessário entender que existem duas noções distintas em relação a essa área: o RH tradicional e o RH estratégico.

O primeiro se tornou ultrapassado e vem perdendo desempenho no ambiente corporativo. Já o segundo surgiu para sintonizar as novas exigências do mercado com as tendências tecnológicas e comportamentais contemporâneas.

Entre seus preceitos, temos foco no crescimento sustentável da empresa e a busca por benefícios mútuos para funcionários e organização.

Para adotar o RH estratégico e tornar sua empresa alinhada com as necessidades atuais, antes é preciso entender quais pontos diferem esse modelo do RH tradicional. Desse modo, você poderá identificar onde e o que melhorar no seu negócio. Quer saber quais são essas diferenças? Continue lendo e descubra!

Quais as diferenças entre RH estratégico e RH tradicional?

As diferenças entre o RH estratégico e o tradicional vão desde a forma de atuação no cotidiano até o planejamento dos processos inerentes ao setor.

Em um lado, o tradicional foca muito no operacional e nos procedimentos básicos, como seleção, contratação e treinamento de funcionários. Já no estratégico o foco é a busca alinhar tais pontos aos objetivos de cada setor e da empresa.

Ou seja, o RH estratégico trabalha de forma integrada com os demais departamentos e não isoladamente, apenas focada em suas atribuições diárias. Além disso, eles se diferenciam em diversos aspectos, tais como:

Burocracia e estratégia

Os modelos tradicionais de RH carregam consigo valores e procedimentos conhecidos pelo excesso de burocracia, os quais possuem menor flexibilidade, muitas etapas e pouca adaptabilidade a realidades incomuns.

Já o modelo estratégico de RH se torna um parceiro integrado às estratégias da empresa, unindo as demandas do mercado com as necessidades humanas características do departamento pessoal.

Nesse sentido, busca-se uma otimização dos recursos, do capital humano e maior flexibilização nos processos. Assim como estratégias mais personalizadas, que se adéquem à dinamicidade dos acontecimentos.

Diversidade

O RH estratégico foge dos padrões do RH tradicional ao buscar agregar à empresa competências e modos de pensar diversos, tendo como intuito o aprimoramento do negócio.  A visão desse modelo valoriza a diversidade, ampliando assim a visão de mundo da organização, trazendo ideias originais e usando referências pouco comuns.

Esse novo olhar traz muitos benefícios para a empresa e a sociedade como um todo. Todavia, é preciso lembrar que é necessário também criar espaço dentro das organizações para a inovação, não apenas contratar perfis diversificados.

Além disso, a visão integrada é uma das competências do RH, alinhando negócios com capital humano, como se pode ler no artigo “Como um RH estratégico pode ajudar uma empresa a crescer”.

 

 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A gestão tradicional de recursos humanos reage aos funcionários; Quando os trabalhadores fazem solicitações ou causam problemas, o RH intervém e cuida disso. O RH estratégico envolve planejamento. Um departamento estratégico de RH olha para frente e elimina os problemas. Esses profissionais de RH também analisam as necessidades da empresa para o futuro e desenvolvem estratégias para atendê-las.

Os departamentos tradicionais de RH se concentram no gerenciamento das relações de trabalho, na solução dos problemas dos funcionários e na manutenção geral da equipe. O RH estratégico tem planos para ajudar a organização - recrutar mais trabalhadores, desenvolver talentos e treinar funcionários nos padrões e princípios da empresa.

O RH tradicional tem um foco estreito em questões como gestão básica de pessoal e relações de trabalho. Seu objetivo é cuidar dos funcionários e mantê-los felizes e satisfeitos. A equipe de RH não educa os trabalhadores sobre responsabilidades ou como as coisas são feitas. Isso é algo que eles assumem que os funcionários aceitarão no trabalho ou de seus gerentes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais