Buscar

Quais as vantagens e desvantagens do método de infusão e de deccoção ?

💡 4 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O processo de extração de plantas visa a obtenção do seu principio ativo de determinada droga vegetal, por meio da utilização de um processo que seja conveniente para aquele procedimento de modo que, esse principio ativo seja, conservado. O processo de extração depende de processos difusionais e o contato do solvente permite a dissolução da substância de interesse.

O processo de extração por infusão consiste em no seguinte procedimento: a água é fervida e em seguida vertida sobre a planta, deixando essa composição em repouso por alguns minutos, esse processo é indicado para plantas ricas em princípios ativos voláteis, aromas delicados e sensíveis ao calor prolongado. Por outro lado, a decocção, as plantas são fervidas junto com a água por alguns minutos, sendo indicados, para ervas com princípios ativos termo-estáveis.

Comparando as duas técnicas de extração, o primeiro tipo de extração (infusão) apresenta como vantagem ser fácil e rápida a sua preparação, ideal para folhas, flores e ramos finos. Com relação a desvantagem do uso da mesma, tem-se que é uma técnica de extração parcial com baixo aproveitamento das plantas, o que a torna inadequada para extração de órgãos mais sólido dos vegetais, tais como o caule, ramos e as raízes. Em contrapartida a extração por decocção, permite um melhor aproveitamento da planta como um todo, além de ser relativamente simples e pode ser usada em qualquer tipo de fitoterápico. Sua maior desvantagem é a extração mais concentrada e por isso apresenta um gosto forte e desagradável.

1
Dislike1
User badge image

Ana Helena

Na infusão, a água é aquecida até ponto de fervura (quando começam a se formar bolhas no fundo da chaleira), então a água quente é vertida sobre a planta e a mistura fica em repouso por alguns minutos, de preferência tampada. Esta técnica é geralmente aplicada para preparação de chás de folhas, flores e frutos moídos e preserva o óleo essencial.
Já na decocção, as partes da planta são fervidas junto com a água por alguns minutos. Esta técnica é aplicada geralmente para o preparo de chás das cascas, raízes ou pedaços de caule, que por serem mais duros precisam de um método mais rigoroso para a extração para a água dos compostos benéficos presentes na planta. 

0
Dislike0
User badge image

Camile Sousa

Uuu

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais