Buscar

Por que as pressões alveolares e atmosfericas devem ser diferentes durante a inspiração e a expiração?

💡 3 Respostas

User badge image

Anie Mello

Como sabemos quando estas pressões são iguais, sua resultante é zero, não havendo assim a possibilidade da inspiração e expiração, pois o diferencial de pressão é nulo, não havendo o movimento nem para dentro e nem para fora do corpo. Logo, quando os gases (oxigênio principalmente) entra nos pulmões a pressão dentro deste tem que estar obrigatoriamente menor do que a pressão atmosférica, o oposto ocorre quando a pressão dentro dos pulmões está maior tendendo a expulsar o gás para o lado externo do corpo. Ocorrendo a inspiração e a expirição.

Espro ter ajudado!

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A princípio devemos entender como o sistema respiratório funciona. No sistema respiratório humano o ar entra pelo nariz, logo em seguida passa pela laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos até que por fim chega nos alvéolos. E esses tem como função fazer as trocas gasosas, isto é, trocar o sangue venoso(rico em gás carbônico) pelo sangue arterial(rico em gás oxigênio). Quando expiramos o ar que está em nossos pulmões só consegue sair porque o diafragma se contrai e com isso há um aumento na caixa torácica, e isso implica na queda de pressão interna. A pressão se torna menos do que a atmosférica, facilitando assim a entrada de ar pelos pulmões.

Portanto concluímos que a diferença entre pressão deve existir para facilitar a inspiração e expiração.

1
Dislike0
User badge image

Sandra Lima

Obrigada ajudou bastante!!!
0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais