Buscar

3. Quais funções a pele compreende ao nosso corpo?

💡 2 Respostas

User badge image

Karol Motta

A pele possui as seguintes funções:

- Proteção e revestimento; sendo uma barreira semipermeável e seletiva que cobre a superfície do corpo. Além de oferecer proteção contra os raios UV, através da produção de melanina;

- Regulação da temperatura corporal; através dos receptores de temperatura, e pela transpiração.

- Proporcionar o sentido do Tato, através de inúmeros receptores distribuídos por esse tecido, que são capazes de percebes estímulos como: dor, calor, pressão..

 

0
Dislike0
User badge image

Lara Goncalves

As principais funções da pele são excretora, protetora, de relação, termorreguladora e metabólica. A função excretora é representada por secreções sebáceas e sudoríparas que tem o objetivo de excretar as toxinas e os resíduos do metabolismo. É por meio do suor que a pele excreta tais substâncias, uma vez que a maior parte do suor contém água e é nele que são eliminados sais minerais, ureia, ácido úrico e o colesterol.

A função protetora tem o objetivo de proteger o organismo do ser humano contra a penetração de substâncias indesejadas, onde a camada córnea forma uma barreira que neutraliza os ácidos, e impede que a epiderme absorva substâncias irritantes. Além disso, protege os órgãos internos contra traumatismos, por conta da textura e composição da pele, uma vez que esta é bastante resistente, densa e elástica, onde ela é capaz de permitir que a água penetre lentamente por meio da epiderme evitando, assim, a desidratação.

Além desses fatores, há um que é de extrema importância, a proteção contra as radiações solares, ou seja, contra os raios ultravioletas. Este procedimento se dá, pois a camada córnea tem uma barreira contra as agressões químicas e também, uma proteção natural contra esses tipos de raios.

A terceira função básica da pele é a função de relação, onde as estimulações nervosas admitem captar o que você sente no ambiente em que está inserido, de imediato. Essa captação de sensações são dores, tato, pressão, entre outras, é dada a partir de receptores sensoriais que são transmitidos ao sistema nervoso central, fazendo com que você sinta e perceba a sensação do momento.

A função termorreguladora é uma série de mecanismos que permitem estabilizar a temperatura do corpo, ou seja, assegura a luta contra o calor ou contra o frio. Se a temperatura do corpo diminui é porque houve uma vasoconstrição que ativa os mecanismos de termogênese que gera calor. Se a temperatura aumenta, há uma vasodilatação que ativa o suor.

E por fim, a última função da pele é a metabólica, nesta função têm-se duas características: a síntese de vitamina D, uma vez que tal vitamina é muito importante para que a absorção do cálcio seja feita por meio da alimentação. E o reservatório energético, onde a hipoderme tem a principal reserva de energia do organismo.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais