As operações mentais se constituem por meio das ações motoras e sensoriais vivenciadas pelo ser humano desde a mais tenra idade. As experiências (..)

As operações mentais se constituem por meio das ações motoras e sensoriais vivenciadas pelo ser humano desde a mais tenra idade. As experiências vivenciadas concretamente pela criança favorecem o desenvolvimento das estruturas de pensamento e ação, que fazem parte do desenvolvimento do pensamento lógico-matemático. Considerando as ideias sobre as operações mentais, analise as afirmações a seguir:

 

I. As operações mentais que permitem à criança estabelecer relações entre os elementos, iguais ou diferentes, com maior intensidade quando o egocentrismo diminui e a convivência e a cooperação com outras crianças assumem o lugar do brinquedo isolado.

 

II. A contagem numérica pode ser iniciada pelas crianças em diferentes idades, de acordo com a interferência do meio social na aquisição dessa habilidade.

 

III. Uma criança que aprendeu a contar até dez ou mais e que relacione corretamente o número falado à quantidade de objetos reais, independente da idade, já possui as estruturas mentais desenvolvidas para a compreensão dos números e para a resolução de operações matemáticas mais complexas.

 

IV. Para construir e atribuir significado ao conhecimento matemático, como o Sistema de Numeração Decimal, faz-se necessária a construção de determinadas estruturas mentais, bem como a formação de certos hábitos de pensamento e ação.

 

V. As variações nas idades das crianças, em que ocorrem os processos de apropriação de determinadas estruturas mentais e de raciocínio lógico-matemático, devem-se às ações e às relações da vida social da criança e aos estímulos proporcionados em função do seu desenvolvimento humano.

 

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa incorreta:

Escolha uma:

a. V.

b. III.

c. I.

d. II.

e. IV.

Disciplina:Fundamentos do Ensino da Matematica1.519 materiais

Ainda não existe resposta para essa pergunta.
Cadastre-se e tire a dúvida de outros estudantes