Buscar

ETICA NAS RELACOES ETNICO RACIAS

Questão 2/5 - Ética nas Relações Étnico Raciais

Na obra de Ariano Suassuna, O Auto da Compadecida, o personagem João Grilo é um homem simplório sem estudos, porém com uma retórica tão bem desenvolvida que, ao lado de seu amigo Chicó, consegue se sair bem nas situações mais improváveis. Como a obra nos mostra, ele age por meio de golpes ou pequenas peças, as quais dão certo devido sua grande habilidade de convencimento e leitura daqueles que ele engana. No entanto, percebe-se que um dos motivos para seus golpes darem certo deve-se ao fato das pessoas o julgarem inferior intelectual. Sendo assim, João Grilo usa do preconceito alheio para com ele, podendo colocar-se em vantagem frente a seu opositor. Todavia, é contando a verdade que ele se safa do maior de todos os seus desafios: enfrentar o Diabo que luta para lhe levar para o inferno.

Tomando por base este relato panorâmico sobre o pobre João Grilo, analise este contexto a partir do que expomos acima sobre meios (método) as capacidades (habilidades), e técnicas de um determinado agir.

Diante disso, devemos entender que :

I – Ter uma metodologia verificável empiricamente é certeza de se chegar a verdade e desenvolver habilidade cada vez mais para o bom uso, o uso verídico das palavras.

II – Estar ciente de suas habilidades permite ao sujeito decidir empregar bem qualquer técnica, para tanto pode ser servir de vários meios para realização do fim do agir.

III – A vergonha por praticar uma mentira é facilmente percebida pela falta de técnicas e de habilidades que o sujeito não consegue mais disfarçar.

IV –  Habilidade em não falar a verdade jamais pode ser considerada como um bem, porém elaborar um método crítico para aprender a mentir deve ser a preocupação ética de todos os sujeitos que vivam em sociedade.

V – Possuir habilidade significa, mais do que uma dadiva sobrenatural, quer dizer colocar em prática incansavelmente todos os dons desenvolvidos e procurar aperfeiçoa-lo.

Assinale a alternativa que contenha as opções corretas:

  A

I, III e V

 

  B

III e V apenas

 

  C

II e IV

 

  D

I, II e IV

 

  E

II e V

💡 2 Respostas


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais