Buscar

ATIVIDADE 02 TEXTO PARA AUDIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Valorização das Pessoas, Diversidade, Equidade e Ética nas Relações de Trabalho
Olá, vamos discutir os códigos de ética, sua função e a utilização dos canais de denúncias. Os códigos de ética são conjuntos de diretrizes e princípios que estabelecem os padrões de conduta esperados de indivíduos em uma determinada organização ou profissão. Esses códigos têm como objetivo promover a ética e a integridade, orientando as ações dos colaboradores e estabelecendo um referencial para comportamentos adequados.
A função dos códigos de ética é fornecer um guia para a tomada de decisões éticas, ajudando os indivíduos a identificar e resolver dilemas éticos. Eles também buscam promover a transparência, a responsabilidade e a confiança nas relações profissionais. Os códigos de ética variam de acordo com a organização ou a profissão, e podem abordar uma ampla gama de questões, desde a honestidade e a confidencialidade até a igualdade e a responsabilidade social.
Quanto aos canais de denúncias, eles são mecanismos estabelecidos pelas organizações para permitir que os colaboradores relatem comportamentos inadequados, antiéticos ou ilegais. Esses canais podem ser anônimos, garantindo a confidencialidade dos denunciantes, e são importantes para criar um ambiente seguro e responsável, onde ações impróprias possam ser identificadas e corrigidas. Os canais de denúncias são ferramentas valiosas para o cumprimento dos códigos de ética, pois permitem que as violações sejam reportadas e investigadas de maneira apropriada.
Agora, gostaria de apresentar um exemplo de dilema ético no contexto de trabalho. Imagine uma situação em que um funcionário de uma empresa descobre que seu supervisor está desviando fundos da organização para benefício pessoal. Esse funcionário se depara com um dilema ético: denunciar o comportamento antiético do supervisor ou permanecer em silêncio para evitar possíveis represálias ou consequências negativas em sua carreira.
Nesse caso, o código de ética da empresa provavelmente encorajaria o funcionário a denunciar a conduta irregular por meio do canal de denúncias estabelecido. No entanto, o funcionário pode enfrentar preocupações sobre possíveis retaliações, como perder o emprego ou enfrentar dificuldades futuras no mercado de trabalho.
Esse dilema ético destaca a importância dos códigos de ética e dos canais de denúncias. Eles fornecem orientação e um processo seguro para lidar com situações onde valores éticos são violados. É essencial que as organizações promovam uma cultura de integridade e forneçam meios eficazes para os colaboradores denunciarem comportamentos antiéticos, garantindo a proteção dos denunciantes e a devida investigação dos casos.
Lembre-se de que cada situação ética pode apresentar suas próprias complexidades e é fundamental analisar cuidadosamente as circunstâncias específicas antes de tomar qualquer decisão. Os códigos de ética e os canais de denúncias são recursos valiosos para lidar com dilemas éticos, promovendo um ambiente de trabalho

Outros materiais