Buscar

Qual a função do canal inguinal?

Qual a função do canal inguinal?

💡 7 Respostas

User badge image

Fabio Renato Araujo

É um dos locais onde comumente podem ocorrer hérnias (passagem de órgãos abdominais pó essa abertura).Essa região é caracterizada por ser um espaço lateralmente entre os músculos oblíquos abdominais externos e internos e possuem um ponto de inserção comum, existe a formação de uma estrutura que não é fechada pela qual no caso dos machos, ocorre a passagem dos testículos para a bolsa escrotal que na vida uterina é intra-abdominal, e na vida extrauterina é extra-abdominal. 
O canal inguinal é formado na região mais cranial pela inserção da musculatura do oblíquo abdominal externo e dorsalmente pela inserção do oblíquo abdominal interno, mais profundamente e mais cranialmente ele se inverte o interno forma a porção mais dorsal e o externo a porção mais ventral.

Essas estruturas se estendem desde o anel inguinal interno até o anel inguinal externo. E permite a passagem de grandes vasos e nervos gênito femorais e no caso dos machos a passagem das gônadas, (testículos) a camada mais superficial do músculo oblíquo interno forma a porção dorsal e cranial e na remoção do oblíquo abdominal externo fica visível na porção mais profunda formando tanto a porção mais cranial quanto na porção lateral desse forame.

Nessa região passa os vasos, nervos e gônadas, eventualmente quando essa estrutura de inserção abdominal é fragilizada e em algumas condições de caráter hormonal, pode ocorrer que a porção mais externa dessa musculatura fica flácida e se dilata sendo possível extravasar vísceras, especialmente intestino e no caso das fêmeas o útero.

 

http://rosivaldounir.blogspot.com.br/2013/04/anatomia-topografica-o-abdomen.html

6
Dislike0
User badge image

Rosivaldo Delfino

O canal inguinal é uma abertura por onde passa os principais nervos, artérias e veias do membro posterior, além disso, o canal inguinal nos machos é a região por onde ocorre a descida dos testículos na maturidade sexual.

4
Dislike0
User badge image

Francine Ribeiro

Para que haja sustentação da bolsa escrotal...

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais