Buscar

Qual a diferença de ação de reintegração de posse para a reivindicatória de posse?

💡 3 Respostas

User badge image

Fernando Praxedes

A ação de reitegração de posse é a recunperação da posse perdida por um individuo que teve sua posse, pois a ofensiva exercida contra ele o impediu de continuar exercendo seus direitos de posse.  A ação reivindicatória é, portanto, instrumento hábil que serve ao proprietário não possuidor para reaver a posse da coisa frente ao possuidor não proprietário.

1
Dislike0
User badge image

Luana Dourado Costa

diferença é simples a de reintegração de posse visa a posse do referido imóvel ou bem móvel, enquanto a ação reivindicatória visa o direito de propriedade do imóvel ou bem móvel. Portanto se vc tem o título de propriedade de um imóvel, por exemplo, e não tem a posse o correto é vc propor ação de reitegração de posse.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

A diferença fundamental é que a reintegração de posse, ao lado da manutenção de posse e do interdito proibitório, constitui ação possessória, por meio da qual se discutirá exclusivamente a posse sobre determinado bem que, no caso, foi esbulhado por outrem. Neste caso, é vedada a discussão da propriedade, seja pelo proponente da ação, pelo réu ou mesmo por terceiros.

Já a ação reivindicatória é espécie de ação que discute a propriedade do bem. Aqui, não existe a posse do bem, mas título de propriedade sem posse, razão pela qual serão discutidos direitos inerentes à propriedade de determinado bem e não de lesão à posse, posto que esta não era detida pelo proponente da ação reivindicatória.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais