Buscar

Prática Profissional: Bidimensional

“A arte chega ao seu público por todos os sentidos e em todos os momentos, através de manifestações puras, eventualmente, mas principalmente nas suas aplicações na mídia e na indústria. No caso da produção dita pura (imaginando que isso exista), as expressões ilustrativas da arte (pinturas e esculturas tradicionais, por exemplo) passaram a ser comparadas ou confrontadas com expressões consideradas mais ativas (conscientemente construtoras ou desenvolvedoras das linguagens artísticas contemporâneas) [...]. E continuam brotando desse substrato rebentos que inicialmente parecem híbridos (ou mestiços), mas que confirmaram como novos e ricos espécimes: a fotografia, a arte postal, o vídeo, [...] o livro de artista. Todas, ou cada uma, dessas categorias como um todo ou como uma parte de um outro todo. Tudo muito vívido”. 

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVEIRA, P. As existências da narrativa no livro de artista. Tese de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais – área de concentração: História, Teoria e Crítica, do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2008, p. 17. 

De acordo com o trecho de texto e o conteúdo abordado no livro-base Caminhos em poéticas visuais bidimensionais, com relação ao livro de artista, podemos afirmar que:

  A

o livro ou caderno de artista caracteriza-se por uma preocupação formal com a materialidade desse objeto enquanto obra de arte.

  B

o livro de artista segue a lógica utilizada pelas obras ditas puras, ou seja, da pintura e da escultura tradicionais.

  C

o artista alemão Anselm Kiefer é conhecido pela obra intitulada Livro de carne (1977), feito com essa matéria orgânica.

  D

o artista português Artur Barrio desenvolveu livros de artista a partir do uso de arame e livros queimados.

  E

a maioria da produção dos livros de artistas parte de uma estrutura convencional, que se assemelham às produções literárias.

💡 1 Resposta

User badge image

Sirlene Crepaldi

Letra A correta

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image