Buscar

Questão 4/5 - Prática Profissional: Bidimensional

“Em 1979, a crítica americana Rosalind Krauss propôs uma fundamentação lógica para entender a subsequente proliferação das formas de arte que, por falta de uma palavra melhor, continuavam sendo agrupadas sob o título geral de ‘esculturas’. Tomando a ideia de Morris do ‘campo expandido’, Krauss argumentava que a Land Art, por exemplo, poderia ser mais bem definida em termos de duplo negativo: ela não era nem arquitetura nem paisagem. Além disso, sugeria Krauss, outros trabalhos podiam ser mais bem colocados em uma de três categorias relacionadas: paisagem e arquitetura, arquitetura e não arquitetura, e paisagem e não paisagem. À primeira vista, estas parecem ser meramente contraditórias em si, mas quando colocadas, muito do que era denominado Land Art, Arte ambiental e Instalação, começaram a fazer sentido. [...]. Tanto ‘Ambiental’ quanto ‘Instalação’ são rótulos que se tornaram correntes desde os anos 70 para dar conta da crescente frequência com que os espectadores achavam que precisavam estar na obra de arte para poder vê-la e vivenciá-la”. 

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARCHER. M. Arte contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001. p. 103. 

Considerando o fragmento de texto e o conteúdo abordado no livro-base Caminhos em poéticas visuais bidimensionais, no que diz respeito à instalação no contexto artístico, podemos afirmar que:

  A

a instalação artística se assemelha com a Land Art, já que ambas têm íntima relação com o espaço natural e a paisagem.

  B

a instalação artística, segundo a reflexão de Rosalind Krauss, encontra-se na categoria da escultura.

  C

a instalação artística dispensa o uso do espaço (natural ou urbano) para que ela se efetive enquanto obra.

  D

a instalação artística trata-se de uma forma de arte que aconteceu na década de 1970 e perdeu força na contemporaneidade.

  E

a instalação artística pressupõe a íntima relação do público, que vivencia e literalmente entra na obra.

💡 3 Respostas

User badge image

Estudante PD

Letra E. Pag.128 e  129.

3
Dislike0
User badge image

Sirlene Crepaldi

n A resposta correta Letra E . 

2
Dislike0
User badge image

Tuka Tukona

Letra E

 

 

 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais