Buscar

Introdução do Estudo do Direito

Mário e André são amigos, mas há muito tempo não se viam. No dia 21 de setembro de 2006 encontraram-se na porta do fórum, ao saírem de suas audiências onde seus filhos lhes pediam alimentos. Durante a conversa, Mário comentou que havia sido condenado ao pagamento de pensão de alimentos a seus dois filhos no montante correspondente a 30% de seu salário. Já André disse que foi condenado a pagar 20% de seu salário a seus quatro filhos. Sabe-se que na Lei de Alimentos (Lei n° 5.478/68) não há previsão taxativa acerca do montante da condenação aos alimentos. Em sendo assim, que tipo de elemento para a integração das leis o juiz utilizou para decidir os processos?

💡 3 Respostas

User badge image

Bino Gonçalves

Exatamente

0
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

Na fixação de alimentos não há uma norma taxativa que indique o valor a ser pago a título de alimentos (pensão alimentícia), de modo que esse montante varia conforme os perfis das partes, devendo ser fixado pelo juiz caso a caso, analisando as provas em relação ao pedido e à renda do devedor, arbitrando a pensão seguindo o binômio necessidade X possibilidade. Essse binômio é composto pela necessidade do alimentando versus a possibilidade do alimentante.

O juiz, verificadas tais questões, analisará quanto o alimentando necessita para sua sobrevivência digna, mas dentro das possibilidades do alimentante. Isso se dá para evitar tanto o enriquecimento sem causa do alimentando quanto a oneração excessiva do alimantante.

Essa é a interpretação amplamente majoritária da Lei de Alimentos (Lei nº 5.478/68), sobretudo em relação ao disposto em seu art. 2º:

Art. 2º. O credor, pessoalmente, ou por intermédio de advogado, dirigir-se-á ao juiz competente, qualificando-se, e exporá suas necessidades, provando, apenas o parentesco ou a obrigação de alimentar do devedor, indicando seu nome e sobrenome, residência ou local de trabalho, profissão e naturalidade, quanto ganha aproximadamente ou os recursos de que dispõe.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais