Buscar

como ocorre o padrão de redistribuição do fluxo sanguíneo durante o exercício?

💡 3 Respostas

User badge image

Christian Ferreira

NA VEIA 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O sistema circulatório também se adapta ao treinamento. Quando você se exercita, o fluxo sanguíneo é redistribuído - menos sangue vai para todos os principais órgãos, exceto o coração e o cérebro, e mais sangue flui para os músculos e a pele em atividade. Em repouso, 20 por cento do seu sangue flui para os músculos, em comparação com 88 por cento no esforço máximo.

As artérias e veias têm a capacidade de se contrair ou dilatar, redistribuindo rapidamente o fluxo sanguíneo para atender às demandas do exercício. Durante o exercício, as artérias se dilatam nos músculos em atividade e o fluxo sangüíneo aumenta através dos vasos menores (capilares), que antes estavam fechados. O aumento do fluxo de sangue para os músculos aumenta as trocas de oxigênio, a liberação de calor e a remoção de resíduos metabólicos: ácido lático e dióxido de carbono.

O sistema nervoso prepara o corpo para o exercício secretando hormônios que sinalizam a dilatação dos vasos sanguíneos no coração e nos músculos em atividade, e a secreção de hormônios no tecido inativo para a constrição dos vasos sangüíneos. Com o treinamento, esses sistemas agem de forma mais eficiente e rápida para redistribuir o sangue.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais