Buscar

QUANDO É CABÍVEL MANDADO DE SEGURANÇA NO PROCESSO DE TRABALHO?

💡 2 Respostas

User badge image

Cristina Pedro

Nas decisões interlocutórias porque elas são irrecorríveis e só cabem mandado de segurança. Além disso onde cabe outros recursos não cabe mandado de segurança.

0
Dislike0
User badge image

Aléxia Kílaris

O mandado de segurança está previsto na Constituição Federal, em seu art. 5º LXIX, e regulamentada pela lei nº 12.016/09. O mandado de segurança é cabível, no Direito do Trabalho, para proteger direito líquido e certo de determina pessoa contra abuso de autoridade coatora, desde que este direito não possa ser amparado por habeas corpus nem por habeas data. É importante atentar que o Mandado de Segurança não pode substituir nenhum recurso trabalhista, conforme previsão do art. 5º, I e II, da lei 12.016/09. No processo trabalhista, normalmente, o mandado de segurança vem questionar as decisões interlocutórios tidas como abusivas e que viole direito líquido e certo de alguma parte, posto que não há previsão para agravo de instrumento na justiça do trabalho. É importante atentar, também, à súmula 33 do TST: “Não cabe mandado de segurança de decisão judicial transitada em julgado”; Oj 92 da SDI-II: “O mandado de segurança não se presta à obtenção de uma sentença genérica, aplicável a eventos futuros, cuja ocorrência é incerta”.  

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais