Buscar

O que acontece quando se mistura 2 mL de solução de frutose com 1 mL de reativo de Benedict?

💡 3 Respostas

User badge image

Luana Fagundes

O reagente de benedict é utilizado na detecção de açucares redutores. A frutose é um açucar redutor (todos os monossacarídeos são açucares redutores). Quando você adicionar o reagente a solução ficará amarelo ou vermelho dependendo da concentração de frutose que você tiver na solução.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O teste de Benedict é realizado usando um reagente químico de azul, sua função é detectar a presença de açúcares e açúcares redutores como a glicose, galactose, lactose, maltose e manose.

O reagente de Benedict é uma solução de sulfato cúprico em meio alcalino, obtido a partir da mistura de carbonato de sódio, citrato de sódio e sulfato cúprico.

Quando o reagente de Benedict é adicionado em uma mistura que contém açúcar redutor muda da cor azul para vermelho ou marrom devido a precipitação do cobre (Cu+).

Entre os carboidratos podemos dizer que ao adicionar o reagente de Benedict com o amido a solução continua com a cor azul, já a frutose, a sacarose e a glicose a solução variam de vermelho a marrom, pois esses açúcares possui grupos de hidroxila (OH-) que é capaz de reduzir íons metálicos em soluções alcalinas.

Portanto quando se mistura 2 ml de solução de frutose com 1 ml de reagente de Benedict e levado a banho-maria por 5 minutos a mistura muda para uma cor vermelha, indicativo da presença de açúcares redutores.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais