Buscar

Deficiência intelectual, física e psicomotora

A Psicomotricidade é uma ciência que surgiu na França, no final do século XIX. Ao longo de sua história, foi se desenvolvendo e se articulando com outros saberes. Seu campo de atuação abrange a educação, a reeducação e a clínica. Para tanto, a Psicomotricidade tem como objeto de estudo:

 

a )

 Foi com o médico Thomas Willis que realizou na França o atendimento médico relacionado a psicomotricidade, e delimitou com nitidez os transtornos psicomotores que permanecem entre o neurológico e o psiquiátrico.

b )

 A globalidade do ser humano, no plano teórico e prático, ela combate a dicotomia do soma e do psíquico, ensaiando pelo contrário a sua fusão e unificação complexa e dialética.

c )

 O campo de atuação abrange a educação, a reeducação, o meio ambiente,a medicina clínica e a fragilidade motora do psiquismo infantil.

d )

 Foi o médico Philippe Pinel que vinculou o movimento do corpo ao afeto, à emoção, ao meio ambiente e aos hábitos da criança.

e )

 Foi o médico francês Antonic Gurgel Fáustulo que redefiniu a noção de fragilidade motora, considerando a psicomotricidade uma síndrome com suas características próprias.

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Para responder a essa pergunta devemos colocar em prática nossos conhecimentos adquiridos sobre Educação Especial.

Psicomotricidade é a capacidade de um ser humano de coordenar de forma satisfatória e organizada os seus movimentos. Psicomotricidade é a ligação entre o que se é pensado no cérebro e o que é traduzido em movimento pelo sistema neuromotor.

O objeto de estudo, portanto, da psicomotricidade, são os movimentos realizados por um determinado indivíduo e sua relação com o seu mundo interior, ou seja, os seus pensamentos e decisões.

Analisando as alternativas, podemos concluir que a que mais se aproxima do que foi exposto é a letra b, que diz que o objeto de estudo da psicomotricidade é: "A globalidade do ser humano, no plano teórico e prático, ela combate a dicotomia do soma e do psíquico, ensaiando pelo contrário a sua fusão e unificação complexa e dialética."

Portanto, a alternativa correta é a letra B.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais