Buscar

2- A formula estrutural da água oxigenada, H-O-O-H, fornece as seguintes informações:*a molécula possui dois átomos de oxigênio ligados entre si e

2- A formula estrutural da água oxigenada, H-O-O-H, fornece as seguintes informações:*a molécula possui dois átomos de oxigênio ligados entre si e cada um deles está ligado a um átomo dehidrogênio;*Há dois pares de elétrons isolados em cada átomo de oxigênio.Com as informações dades a seguir, escreva a formula estrutural de uma molécula com as seguintes características a-)possui dois átomos de nitrogênio ligados entre si e cada um deles está ligado a dois átomos de hidrogênio:b-)ha um par de elétrons isolado em cada átomo de nitrogênio.

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Sabemos que o nitrogênio apresenta cinco elétrons de valência, enquanto que o hidrogênio apresenta somente um elétron de valência.

Pelo enunciado, temos dois átomos de nitrogênio na estrutura. Além disso, sabemos que cada nitrogênio está conectado a dois átomos de hidrogênio, ou seja, o total de átomos de hidrogênio é igual a 4. Então, podemos desenhar a estrutura de Lewis:


Representação de Lewis para o composto solicitado

Observe que cada Nitrogênio faz um total de três ligações covalentes, enquanto cada hidrogênio faz somente uma. Ambos estão estáveis nessa configuração (regra do octeto é obedecida). Note ainda que há um par de elétrons livres para cada nitrogênio. Essa molécula é conhecida como hidrazina.

Deste modo, a estrutura que buscamos pode ser escrita como:


Fórmula estrutural da hidrazina

Assim, a estrutura da molécula é \({N_2}{H_4}\)

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais