Buscar

s

    
A autocracia burguesa instalada no Brasil pós-64, é responsável pelo processo de precipitação da erosão do Serviço Social Tradicional, dando origem nos anos 70 à seguinte perspectiva:

💡 6 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Primeiramente, temos que a partir da ruptura da linha democrática, o golpe de Estado de 1964, veio junto à autocracia burguesa para tentar liquidar, reprimir e desorganizar de modo violento as classes trabalhadoras em particular e o movimento popular de modo geral.

Dessa forma, as polarizações recrudesceram na medida em que o movimento de massas se

apoiava numa plataforma econômica de estatuto nacional e popular. Com isso, as reformas de base, mesmo sem sair dos marcos da ordem do capital, feriam os interesses do capital nacional atrófico e do imperialismo.

Por conseguinte, no poder, as facções militares se puseram na disputa pelo controle do aparato do Estado. Ambas pretendiam liquidar os inimigos internos, os subversivos da república sindical, porta de entrada para o advento do comunismo em nosso país. Com a derrota do castelismo, a “linha dura” impõe o prolongamento da ditadura militar.

Por fim, ao analisarmos essa mudança ocorrida no país, iremos identificar que essa nova perspectiva estava atrelada a uma visão modernizadora.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais