Buscar

Que intenções para o sistema educacional eram expostas nas reformas instituídas por Benjamin Constant? Essas intenções se concretizaram? Por quê?

💡 3 Respostas

User badge image

Amanda Lima

A reforma de Benjamin Constant é uma reforma educacional de caráter elitista e liberal ocorrida no final do século XIX, cujas determinações legais foram importantes para organização dos conteúdos ministrados na educação básica, assim como a organização do método adotado no processo ensino-aprendizagem, porém a reforma não atingiu de forma ampla os resultados previstos. Para melhor compreensão deste processo de reforma, este artigo objetiva analisar como o currículo acadêmico foi, gradativamente, sendo substituído pelo enciclopedismo de viés positivista.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Benjamin Constant nasceu em Niterói . Ele teve uma infância difícil e tentou o suicídio aos 12 anos. Serviu na Guerra do Paraguai e tinha uma família numerosa. Ele se sentia mal pago e infeliz como soldado. Um intelectual de coração, ele era um grande defensor da Religião da Humanidade de Comte .

Suas visões republicanas o levaram a fundar o Clube Militar , com Deodoro da Fonseca , em maio de 1887. Era baseado na Escola Militar Praia Vermelha e, pouco antes de sua morte, derrubou o imperador Pedro II e ajudou a fundar uma república.

A reforma instruída por Benjamin Constant foi caracterizada como sendo um tipo de reforma educacional de caráter elitista e liberal ocorrida no final do século XIX, cujas determinações legais foram importantes para organização dos conteúdos ministrados na educação básica, assim como a organização do método adotado no processo ensino-aprendizagem, porém a reforma não atingiu de forma ampla os resultados previstos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais