Buscar

farmacologiaa

A ingestão de uma dose de Ácido AcetilSalicílico (AAS) a cada três dias (81 mg) pode ser tão eficiente na prevenção de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), quanto consumir o medicamento diariamente. Adicionalmente, há uma vantagem: a probabilidade de menos complicações em nível de trato digestório. A conclusão é de um estudo brasileiro, apoiado pela FAPESP e pela Biolab Farmacêutica, que foi publicado no The Journal of Clinical Pharmacology, em 2016. Os resultados mostraram que, no grupo que tomou AAS todos os dias, houve uma redução de 50% na síntese de PGE2 do trato digestório, enquanto nos voluntários que tomaram a cada três dias, não foi observada diferença em relação aos níveis basais desse eicosanoide. Por outro lado, em ambos os grupos, a inibição de tromboxano (TXA2) foi superior a 95% e o resultado no teste de agregação plaquetária foi equivalente nos dois grupos. Atualmente, o Food and Drug Administration (FDA), órgão que regulamenta o consumo de alimentos e de medicamentos nos Estados Unidos, recomenda que o AAS em doses baixas seja usado apenas na prevenção secundária de doenças cardiovasculares, ou seja, em pacientes diagnosticados com doença vascular periférica e os que já tiveram algum episódio de IAM ou Acidente Vascular Encefálico (AVE) e correm risco de um segundo evento. Somente nessa situação, segundo o FDA, os benefícios da terapia suplantariam os riscos de efeitos adversos. Com base nos aspectos farmacológicos descritos no texto, por que a utilização de AAS (81 mg) a cada três dias representa uma vantagem, comparativamente à utilização diária desse agente, no que se refere à probabilidade de menos complicações em nível de trato digestório? Qual a relação dessa vantagem com a recomendação do FDA?

💡 1 Resposta

User badge image

Anderson Dodo

Como o AAS é um antiflamatório seu uso decorrente pode causar lesóes do no trato digestório. A partir de 15 dias de seu uso ja pode se notar leões, como úlceras, podendo ou não lesar a camada basal, na mucosa do mesmo. Por isso a FDA indica usar a cada 3 dias, assim diminui a chances de ter lesões no trato digestório.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais