Buscar

Quais as três maneiras de se ver a relaçã o desenvolvimento aprendizado apontados por vigotski e como ele vê essa relação ?

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Para Lev Vygotsky, as três maneiras de se ver a relação de desenvolvimento aprendizado são elencadas como: a Zona de desenvolvimento proximal (ZDP), Nível de desenvolvimento real (NDR), Nível de desenvolvimento potencial (NDP).

Lev Semyonovich Vygotsky (1896 – 1934) foi um psicólogo soviético foi o precursor da psicologia cultural-histórica e da psicologia relacionada às crianças.

Pensador importante em sua área e época, foi o idealizador do conceito de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em virtude das interações com a sociedade e condições de vida. Somente veio a tona anos depois de seu óbito, sendo instrumento de estudo dos meios acadêmicos ocidentais, fatídico momento em 1934, em detrimento de uma tuberculose, aos 37 anos.

Sua obra mais difundida e marcante é o livro “Psicologia pedagógica”.

3
Dislike0
User badge image

Simone Mk

São  zona de desenvolvimento proximal , nível de desenvolvimento real e nível de desenvolvimento potencial 

2
Dislike0
User badge image

Joao Carlos

Zona de desenvolvimento proximal (ZDP) é um conceito central na Psicologia sociocultural ou sócio-histórica, formulado originalmente por Vygotsky, na década de 1920. Na explicitação mais difundida, a ZDP é descrita como a distância entre o nível de desenvolvimento real, determinado pela capacidade de resolver tarefas de forma independente, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado por desempenhos possíveis, com ajuda de adultos ou de colegas mais avançados ou mais experientes.  

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais